Este artigo se origina a partir de uma pesquisa qualitativa de mapeamento teórico realizado na base de periódicos da CAPES, no período de 2013 a 2022. Este mapeamento teve como base as etapas de identificação, classificação/organização e análise. Para a primeira etapa utilizou-se os seguintes descritores “escola do campo e tecnologia”; “educação do campo” e “tecnologias digitais”; “escola do campo” e “tecnologias digitais”, sendo considerado em todo corpo do artigo. Após, empregou-se critérios de exclusão e obteve-se 29 artigos como corpus da pesquisa. Na segunda etapa, esses artigos foram organizados em cinco eixos: Desbravando o digital no campo: Licenciatura em Educação do Campo e Tecnologias; Trilhando caminhos: práticas pedagógicas na Educação do Campo com Tecnologias; Cultivando conhecimento: Tecnologias na Educação do Campo; Formação de professores para o campo: desafios e inovações tecnológicas e Educadores do campo: desafios e estratégias de formação. Neste sentido, a última etapa apresenta um recorte que analisa as 12 produções que compõem o eixo Trilhando caminhos: práticas pedagógicas na Educação do Campo com Tecnologias. Sendo assim, o objetivo deste artigo é compreender como as práticas pedagógicas, atrelada à Educação do Campo e as Tecnologias, têm sido abordadas na educação básica. Como resultado, observa-se que as diversas produções abordam de maneira abrangente a temática da educação no meio rural, proporcionando uma visão ampla sobre desafios, reflexões e transformações relacionados às práticas pedagógicas e as tecnologias nesse contexto. Em síntese, os estudos convergem na análise ampla da educação no meio rural, abordando temas como condições estruturais, impactos da pandemia, uso de tecnologias e mudanças pedagógicas.