ILUSTRAÇÕES COMO MODELO DIDÁTICO NA BIOLOGIA: COMPREENDENDO A DIVERSIDADE DOS QUELÔNIOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112757 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5528 "inscrito_id" => 3425 "titulo" => "ILUSTRAÇÕES COMO MODELO DIDÁTICO NA BIOLOGIA: COMPREENDENDO A DIVERSIDADE DOS QUELÔNIOS" "resumo" => "A Ilustração Científica é uma ferramenta que atua como componente visual para auxiliar as mais abrangentes áreas da ciência. Dentro da biologia, torna-se essencial a popularização de novos conhecimentos adquiridos ao longo de um viés metodológico, sendo o uso de recursos visuais um ponto relevante para a consolidação de entendimentos adquiridos. Seja na paleontologia, ajudando na documentação da morfologia de organismos, ou na oferta de ensino, como modelo didático para o melhor domínio do conteúdo. Este estudo tem como finalidade propor um modelo didático para o ensino da disciplina de ciências, visando facilitar a aprendizagem de conceitos científicos através da ilustração. Foram realizadas ilustrações digitais através do aplicativo ibis Paint x, com o intuito de criar uma cartilha objetivando a criação de desenhos faunísticos. Estas ilustrações visam mostrar a diferença entre quelônios, levando em consideração os seus aspectos morfológicos, embora a diferença entre tartarugas, cágados e jabutis não tenha caráter monofilético segundo as regras de cladística. Todavia, é crucial diferenciá-los de tal forma para compreender melhor as relações evolutivas, hábitos de vida e sua importância biológica para com o ambiente. Além disso, entender essas características específicas é crucial para a conservação e manejo dessas espécies, tendo como foco a implementação de medidas de proteção ambiental. Entretanto, o presente trabalho pode ser elaborado nas mais diversas áreas, indo até mesmo além da biologia, podendo servir para outros ramos de ensino. O produto técnico elaborado fundamentou-se na utilização de trabalhos científicos acerca do tema escolhido, que propõe o incentivo e uso da ilustração por meio dos discentes. É importante ressaltar que a ilustração científica cumpre um papel efetivo como ferramenta de comunicação, unindo dados de trabalhos às habilidades do ilustrador direcionando a diferentes públicos, evidenciando a importância das representações científicas como meio de transmitir informações complexas de forma acessível e compreensível." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3425_TB5528_27102024221341.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO CLEYTON FERREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "Cleyton" "autor_email" => "cleyton.ferreira10@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112757 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5528 "inscrito_id" => 3425 "titulo" => "ILUSTRAÇÕES COMO MODELO DIDÁTICO NA BIOLOGIA: COMPREENDENDO A DIVERSIDADE DOS QUELÔNIOS" "resumo" => "A Ilustração Científica é uma ferramenta que atua como componente visual para auxiliar as mais abrangentes áreas da ciência. Dentro da biologia, torna-se essencial a popularização de novos conhecimentos adquiridos ao longo de um viés metodológico, sendo o uso de recursos visuais um ponto relevante para a consolidação de entendimentos adquiridos. Seja na paleontologia, ajudando na documentação da morfologia de organismos, ou na oferta de ensino, como modelo didático para o melhor domínio do conteúdo. Este estudo tem como finalidade propor um modelo didático para o ensino da disciplina de ciências, visando facilitar a aprendizagem de conceitos científicos através da ilustração. Foram realizadas ilustrações digitais através do aplicativo ibis Paint x, com o intuito de criar uma cartilha objetivando a criação de desenhos faunísticos. Estas ilustrações visam mostrar a diferença entre quelônios, levando em consideração os seus aspectos morfológicos, embora a diferença entre tartarugas, cágados e jabutis não tenha caráter monofilético segundo as regras de cladística. Todavia, é crucial diferenciá-los de tal forma para compreender melhor as relações evolutivas, hábitos de vida e sua importância biológica para com o ambiente. Além disso, entender essas características específicas é crucial para a conservação e manejo dessas espécies, tendo como foco a implementação de medidas de proteção ambiental. Entretanto, o presente trabalho pode ser elaborado nas mais diversas áreas, indo até mesmo além da biologia, podendo servir para outros ramos de ensino. O produto técnico elaborado fundamentou-se na utilização de trabalhos científicos acerca do tema escolhido, que propõe o incentivo e uso da ilustração por meio dos discentes. É importante ressaltar que a ilustração científica cumpre um papel efetivo como ferramenta de comunicação, unindo dados de trabalhos às habilidades do ilustrador direcionando a diferentes públicos, evidenciando a importância das representações científicas como meio de transmitir informações complexas de forma acessível e compreensível." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3425_TB5528_27102024221341.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO CLEYTON FERREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "Cleyton" "autor_email" => "cleyton.ferreira10@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }