A Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, assim é essencial uma escola direcionada para a infância, que desenvolva práticas pedagógicas contemplando as necessidades das crianças e com professores comprometidos. As professoras da Educação Infantil dedicam o seu planejamento e as suas práticas para pensar na infância, assim as interações e brincadeiras são o caminho para que a aprendizagem nesta etapa possa acontecer. Com foco na prática docente, destacamos a questão problema: como as memórias da infância sobre o brincar, das professoras da educação infantil refletem em suas práticas com seus alunos da rede Municipal de Bom Jesus-PI? A nossa pesquisa tem como objetivo geral: compreender como as memórias da infância sobre o brincar, das professoras da Educação Infantil refletem em suas práticas com seus alunos da rede municipal de Bom Jesus-PI. Nesse contexto, a presente pesquisa nos conduz aos seguintes objetivos específicos: vivenciar com as professoras da Educação Infantil algumas brincadeiras realizadas no território escolar; e analisar as narrações das professoras da Educação Infantil referente as suas memórias infantis. Metodologicamente utilizamos a pesquisa narrativa com o objetivo de ampliar a compreensão dos sentimentos, relatos e experiências que serão apresentadas através do memorial, como dispositivo para aquisição dos dados realizamos a observação participante. Observamos os principais achados da pesquisa evidencia que: algumas brincadeiras que as professoras realizavam quando eram crianças são readaptadas para elaborar atividades com os seus alunos da pré-escola. No contexto de suas próprias infâncias, as professoras compartilham que realizam brincadeiras semelhantes às que promovem em sala de aula. Estas carregam consigo um significado que contribuiu para a construção de suas personalidades. As professoras utilizam de maneira consciente, para auxiliar os alunos. Os afetos por essas brincadeiras de infâncias levam a incorporá-las em sua prática docentes.