A leitura é um processo que faz parte da vida comunicativa e social do ser humano: é preciso ler para realizar diversas atividades cotidianas. Quando falamos da leitura no âmbito educacional é fundamental destacar os desafios encontrados dentro da sala de aula, possibilitando uma série de reflexões, principalmente com os alunos do Ensino Médio, que, geralmente, questionam: qual a importância de ler? A resposta parece simples, mas nem sempre é respondida como deveria ser. Diante disso, o presente trabalho analisa como acontece o processo leitura no 2º ano do ensino médio em sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa, discutindo como a leitura vem sendo trabalhada dentro da sala de aula, quais os desafios que os alunos enfrentam para criarem o hábito de ler e quais as possíveis estratégias que podem ser utilizadas para que, através da leitura, os mesmos possam ampliar seu conhecimento. Para o embasamento teórico, utilizamos Antunes (2009), Kleiman (2000), Freire (2011), elencando outros autores. Através desse aparato teórico podemos considerar a relevância de se trabalhar a leitura dentro da sala de aula tendo em vista que a leitura está presente na comunicação, na escrita e na fala dos alunos.