É perceptível que o programa Etnomatemática tem relevância quando falamos em educação, não apenas ao conhecimento matemático de determinado grupo sociocultural, mas também à valorização dos conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula como bagagem. Compreender a prática cultural vivenciada na cerâmica icoaraciense pelos moradores da localidade e pelos estudantes do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, é entender e reconhecer esse conhecimento como ferramenta pedagógica de ensino indispensável para a educação, e essencial para os os moradores que dependem desta prática cultural. O objetivo geral deste trabalho é apresentar uma proposta de abordagem da etnomatemática da cerâmica icoaraciense para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de forma. De modo a atingir este objetivo, tracei os seguintes objetivos específicos: apresentar a etnomatemática, a cerâmica icoaraciense e suas possibilidades de diálogo com a educação matemática e refletir sobre suas contribuições nos anos iniciais do ensino fundamental; descrever a história do Liceu escola Mestre Raimundo Cardoso, sua construção educacional e o legado do mestre Cardoso. Os dados foram coletados através de entrevistas com uma artesã que ministra oficinas na escola e o coordenador do núcleo de artes da Laís Aderne. A partir da análise de dados é perceptível a relevância de se utilizar a etnomatemática como possibilidade pedagógica tanto para valorização quando o respeito à diversidade dos grupos socioculturais pertencente na localidade, e a partir disso, reiterar a parceria dos professores com os mestres artesãos para proporcionar um ensino aprendizagem contextualizado e significativo que a etnomatemática convida vivenciar em sala de aula, para que aos alunos conheçam, reconheçam e, a partir disso, preservem sua cultura.