A CERÂMICA ICOARACIENSE NA SALA DE AULA: A ETNOMATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111736 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4078 "inscrito_id" => 13049 "titulo" => "A CERÂMICA ICOARACIENSE NA SALA DE AULA: A ETNOMATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "É perceptível que o programa Etnomatemática tem relevância quando falamos em educação, não apenas ao conhecimento matemático de determinado grupo sociocultural, mas também à valorização dos conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula como bagagem. Compreender a prática cultural vivenciada na cerâmica icoaraciense pelos moradores da localidade e pelos estudantes do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, é entender e reconhecer esse conhecimento como ferramenta pedagógica de ensino indispensável para a educação, e essencial para os os moradores que dependem desta prática cultural. O objetivo geral deste trabalho é apresentar uma proposta de abordagem da etnomatemática da cerâmica icoaraciense para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de forma. De modo a atingir este objetivo, tracei os seguintes objetivos específicos: apresentar a etnomatemática, a cerâmica icoaraciense e suas possibilidades de diálogo com a educação matemática e refletir sobre suas contribuições nos anos iniciais do ensino fundamental; descrever a história do Liceu escola Mestre Raimundo Cardoso, sua construção educacional e o legado do mestre Cardoso. Os dados foram coletados através de entrevistas com uma artesã que ministra oficinas na escola e o coordenador do núcleo de artes da Laís Aderne. A partir da análise de dados é perceptível a relevância de se utilizar a etnomatemática como possibilidade pedagógica tanto para valorização quando o respeito à diversidade dos grupos socioculturais pertencente na localidade, e a partir disso, reiterar a parceria dos professores com os mestres artesãos para proporcionar um ensino aprendizagem contextualizado e significativo que a etnomatemática convida vivenciar em sala de aula, para que aos alunos conheçam, reconheçam e, a partir disso, preservem sua cultura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13049_TB4078_29042024144437.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISMAELEN FABIANE MONTEIRO DE FROES" "autor_nome_curto" => "ISMAELEN FROES" "autor_email" => "ismaelenfroes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111736 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4078 "inscrito_id" => 13049 "titulo" => "A CERÂMICA ICOARACIENSE NA SALA DE AULA: A ETNOMATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "É perceptível que o programa Etnomatemática tem relevância quando falamos em educação, não apenas ao conhecimento matemático de determinado grupo sociocultural, mas também à valorização dos conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula como bagagem. Compreender a prática cultural vivenciada na cerâmica icoaraciense pelos moradores da localidade e pelos estudantes do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, é entender e reconhecer esse conhecimento como ferramenta pedagógica de ensino indispensável para a educação, e essencial para os os moradores que dependem desta prática cultural. O objetivo geral deste trabalho é apresentar uma proposta de abordagem da etnomatemática da cerâmica icoaraciense para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de forma. De modo a atingir este objetivo, tracei os seguintes objetivos específicos: apresentar a etnomatemática, a cerâmica icoaraciense e suas possibilidades de diálogo com a educação matemática e refletir sobre suas contribuições nos anos iniciais do ensino fundamental; descrever a história do Liceu escola Mestre Raimundo Cardoso, sua construção educacional e o legado do mestre Cardoso. Os dados foram coletados através de entrevistas com uma artesã que ministra oficinas na escola e o coordenador do núcleo de artes da Laís Aderne. A partir da análise de dados é perceptível a relevância de se utilizar a etnomatemática como possibilidade pedagógica tanto para valorização quando o respeito à diversidade dos grupos socioculturais pertencente na localidade, e a partir disso, reiterar a parceria dos professores com os mestres artesãos para proporcionar um ensino aprendizagem contextualizado e significativo que a etnomatemática convida vivenciar em sala de aula, para que aos alunos conheçam, reconheçam e, a partir disso, preservem sua cultura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13049_TB4078_29042024144437.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISMAELEN FABIANE MONTEIRO DE FROES" "autor_nome_curto" => "ISMAELEN FROES" "autor_email" => "ismaelenfroes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }