O desenvolvimento integral do aluno, através de uma aprendizagem eficaz, tem sido um desafio constante no ensino de ciências, especialmente quando se trata de conceitos complexos como a biologia celular. No caso do estudo das células vegetais, visualizar e compreender as diversas estruturas e suas funções requer a busca por abordagens pedagógicas inovadoras. Nesse contexto, a utilização de metodologias ativas, através da construção de modelos didáticos, surge como uma ferramenta valiosa para engajar os alunos e promover uma compreensão e melhor visualização das estruturas celulares. Este trabalho, desenvolvido na disciplina de Biologia I, do curso de Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresenta o desenvolvimento da oficina intitulada Morfologia vegetal: Trabalhando as diferenças entre as estruturas da célula vegetal, que teve como objetivo fundamental apresentar aos seus participantes, através de uma abordagem baseada nas metodologias ativas, a construção de um modelo didático da célula vegetal, evidenciando suas estruturas diferenciadas, com o intuito de contribuir na capacitação e formação de futuros profissionais da educação ao demonstrar uma estratégia didática para a melhoria das aulas de biologia celular, levando-os a refletir sobre a prática docente e a importância de uma formação continuada. Contextualizada de acordo com a realidade dos alunos do ensino fundamental e médio, a atividade teve início com uma rápida aula expositiva sobre metodologias ativas, seguida da demonstração das estruturas específicas das células vegetais e suas funções. Após a exposição, os participantes da oficina, foram convidados a construir, em equipes, modelos colaborativos de células vegetais, enfatizando estruturas como parede celular, cloroplastos e vacúolo. Ao final, foi aplicado um formulário de avaliação de suas percepções. Os resultados analisados nos permitiram concluir que a oficina proporcionou aos participantes uma reflexão sobre a prática docente, contribuindo para sua capacitação e formação acadêmica.