DESPERTANDO A CURIOSIDADE: EDUCAÇÃO INFANTIL E OS ENCANTOS DA NATUREZA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111525 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3745 "inscrito_id" => 979 "titulo" => "DESPERTANDO A CURIOSIDADE: EDUCAÇÃO INFANTIL E OS ENCANTOS DA NATUREZA" "resumo" => "Na Educação Infantil, o contato das crianças com o meio ambiente é de extrema importância para o desenvolvimento de seus processos cognitivos e habilidades sensório motoras. Através da exploração e interação com o ambiente, é possível proporcionar uma conexão mais profunda com sua realidade. Diante dessa temática, torna-se fundamental a realização de projetos envolvendo a natureza, abordando sua exploração, descobertas e vivências em um a espaço habitual, o qual poucas vezes é notado com significância. O presente artigo tem o objetivo de relatar as vivências de um projeto aplicado em uma creche na região sul de Sobral, cujo foco foi proporcionar às crianças o contato e descobertas na natureza dentro de sua realidade, fazendo-se percebê-la em seu cotidiano. O percurso metodológico deste relato teve uma abordagem qualitativa de natureza didático-pedagógica, onde o projeto foi aplicado na turma de Educação Infantil quinzenalmente, com crianças do Infantil II. Os resultados tornaram-se evidentes ao observar a relação estabelecida pela criança com o meio ambiente, levando-a a perceber sua presença em sua alimentação, em seus passeios e dentro da escola. Isso resultou em um comportamento mais cuidadoso e observador em relação à natureza. As crianças foram incentivadas a compartilhar suas ideias, oferecer sugestões e se envolver ativamente no processo de criação e investigação, o que contribuiu para alcançar o objetivo principal. Além de aprimorar seus aspectos exploratórios, isso enriqueceu a comunicação, imaginação, criatividade, diversão e aprendizado, além de estimular a curiosidade entre todos, fornecendo habilidades fundamentais para o desenvolvimento social na infância. Essas experiências ocorreram em um ambiente onde se sentiram à vontade para explorar suas capacidades criativas. Diante disso, este relato evidenciou a importância de abordagens práticas na educação infantil quando trata-se da natureza como elemento essencial a ser trabalhado e seus impactos no processo de ensinar e aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID979_TB3745_28102024235715.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLE DA COSTA OLIVERA" "autor_nome_curto" => "Jamille Costa" "autor_email" => "profjamilleoliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111525 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3745 "inscrito_id" => 979 "titulo" => "DESPERTANDO A CURIOSIDADE: EDUCAÇÃO INFANTIL E OS ENCANTOS DA NATUREZA" "resumo" => "Na Educação Infantil, o contato das crianças com o meio ambiente é de extrema importância para o desenvolvimento de seus processos cognitivos e habilidades sensório motoras. Através da exploração e interação com o ambiente, é possível proporcionar uma conexão mais profunda com sua realidade. Diante dessa temática, torna-se fundamental a realização de projetos envolvendo a natureza, abordando sua exploração, descobertas e vivências em um a espaço habitual, o qual poucas vezes é notado com significância. O presente artigo tem o objetivo de relatar as vivências de um projeto aplicado em uma creche na região sul de Sobral, cujo foco foi proporcionar às crianças o contato e descobertas na natureza dentro de sua realidade, fazendo-se percebê-la em seu cotidiano. O percurso metodológico deste relato teve uma abordagem qualitativa de natureza didático-pedagógica, onde o projeto foi aplicado na turma de Educação Infantil quinzenalmente, com crianças do Infantil II. Os resultados tornaram-se evidentes ao observar a relação estabelecida pela criança com o meio ambiente, levando-a a perceber sua presença em sua alimentação, em seus passeios e dentro da escola. Isso resultou em um comportamento mais cuidadoso e observador em relação à natureza. As crianças foram incentivadas a compartilhar suas ideias, oferecer sugestões e se envolver ativamente no processo de criação e investigação, o que contribuiu para alcançar o objetivo principal. Além de aprimorar seus aspectos exploratórios, isso enriqueceu a comunicação, imaginação, criatividade, diversão e aprendizado, além de estimular a curiosidade entre todos, fornecendo habilidades fundamentais para o desenvolvimento social na infância. Essas experiências ocorreram em um ambiente onde se sentiram à vontade para explorar suas capacidades criativas. Diante disso, este relato evidenciou a importância de abordagens práticas na educação infantil quando trata-se da natureza como elemento essencial a ser trabalhado e seus impactos no processo de ensinar e aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID979_TB3745_28102024235715.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLE DA COSTA OLIVERA" "autor_nome_curto" => "Jamille Costa" "autor_email" => "profjamilleoliveira@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }