RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPO PROPICIANDO O DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110738 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2620 "inscrito_id" => 9745 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPO PROPICIANDO O DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA" "resumo" => "Um dos desafios da formação do professor é o diálogo entre teoria e prática durante todo o período de graduação. Nesse sentido, a existência de políticas públicas para formação de professores contribui para a inserção de licenciandos de cursos de graduação em escolas de Educação Básica para observação, participação e regência com supervisão e formação conjunta da escola, pelo preceptor, e da instituição de ensino superior, pelo docente orientador. A metodologia adotada é pesquisa documental e pesquisa bibliográfica em artigos científicos sobre o Programa Residência Pedagógica - PRP, proposto em 2017 e instituído em 2018, com continuidade por meio de editais em 2020 e 2022. O objetivo é discutir a relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores como possibilitador do diálogo entre teoria e prática. Esse trabalho está organizado em três seções. A primeira refere-se ao histórico do Programa desde sua implantação. A segunda apresenta a análise das mudanças que ocorreram na legislação e editais de 2018 a 2022. Por fim, são analisados estudos publicados no período de 2020 a 2024 que expõem resultados sobre a relação teoria e prática durante a participação no Programa Residência Pedagógica nas edições de 2018, 2020 e 2022. Contata-se que o Programa propicia ao estudante a inserção no cotidiano escolar, fortalecendo a formação teórico-prática do licenciando, por meio de estudo e implementação de práticas pedagógicas pertinentes ao exercício da docência, da imersão coletivamente planejada e sistemática do aluno de licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9745_TB2620_25102024091714.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA GONÇALVES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "SILVIA" "autor_email" => "silviagdealmeida@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110738 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2620 "inscrito_id" => 9745 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPO PROPICIANDO O DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA" "resumo" => "Um dos desafios da formação do professor é o diálogo entre teoria e prática durante todo o período de graduação. Nesse sentido, a existência de políticas públicas para formação de professores contribui para a inserção de licenciandos de cursos de graduação em escolas de Educação Básica para observação, participação e regência com supervisão e formação conjunta da escola, pelo preceptor, e da instituição de ensino superior, pelo docente orientador. A metodologia adotada é pesquisa documental e pesquisa bibliográfica em artigos científicos sobre o Programa Residência Pedagógica - PRP, proposto em 2017 e instituído em 2018, com continuidade por meio de editais em 2020 e 2022. O objetivo é discutir a relevância do Programa Residência Pedagógica na formação de professores como possibilitador do diálogo entre teoria e prática. Esse trabalho está organizado em três seções. A primeira refere-se ao histórico do Programa desde sua implantação. A segunda apresenta a análise das mudanças que ocorreram na legislação e editais de 2018 a 2022. Por fim, são analisados estudos publicados no período de 2020 a 2024 que expõem resultados sobre a relação teoria e prática durante a participação no Programa Residência Pedagógica nas edições de 2018, 2020 e 2022. Contata-se que o Programa propicia ao estudante a inserção no cotidiano escolar, fortalecendo a formação teórico-prática do licenciando, por meio de estudo e implementação de práticas pedagógicas pertinentes ao exercício da docência, da imersão coletivamente planejada e sistemática do aluno de licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9745_TB2620_25102024091714.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA GONÇALVES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "SILVIA" "autor_email" => "silviagdealmeida@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }