O ADULTOCENTRISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA E SEUS EFEITOS NA AUTONOMIA DISCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114190 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7568 "inscrito_id" => 18107 "titulo" => "O ADULTOCENTRISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA E SEUS EFEITOS NA AUTONOMIA DISCENTE" "resumo" => "A escola é um espaço destinado a alcançar as aprendizagens e o Novo Ensino Médio instituiu no ambiente escolar mecanismo didáticos de promoção da autonomia juvenil como ferramenta de auxílio no processo de aprender. O novo modelo pedagógico orienta-se com vistas a tornar o estudante a centralidade do modelo por meio da independência na realização de atividades e ações escolares. A partir da vivência docente nessa modalidade de ensino identificou-se entraves no processo da autonomia discente que dificulta a liberdade plena dos jovens. Propõe-se analisar as práticas adultocêntricas no ensino de História e seus impactos na autonomia discente e consequentemente nas aprendizagens da disciplina. Os interesses juvenis poucas vezes são tomados como norteadores da ações curriculares e escolar. Por meio da pesquisa bibliográfica identificou-se a existência conceitual e sobretudo da problemática do adultocentrismo (dominação dos adultos sobre crianças e jovens) em toda a composição educacional – do currículo aos mecanismos disciplinadores. Diante da literatura sobre as juventudes constatou-se que o predomínio da lógica adulta no ensino inviabiliza os jovens e compromete seu engajamento. O estudo identificou maneiras de combater as práticas adultocêntricas no ensino e assim alcançar aprendizagens históricas significativas. Conclui-se então que as práticas adultocêntricas interferem na condição juvenil, nas aprendizagens históricas e na autonomia discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18107_TB7568_11062024144858.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUMA DE CARVALHO CARDOSO" "autor_nome_curto" => "LUMA" "autor_email" => "lumacardoso29@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114190 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7568 "inscrito_id" => 18107 "titulo" => "O ADULTOCENTRISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA E SEUS EFEITOS NA AUTONOMIA DISCENTE" "resumo" => "A escola é um espaço destinado a alcançar as aprendizagens e o Novo Ensino Médio instituiu no ambiente escolar mecanismo didáticos de promoção da autonomia juvenil como ferramenta de auxílio no processo de aprender. O novo modelo pedagógico orienta-se com vistas a tornar o estudante a centralidade do modelo por meio da independência na realização de atividades e ações escolares. A partir da vivência docente nessa modalidade de ensino identificou-se entraves no processo da autonomia discente que dificulta a liberdade plena dos jovens. Propõe-se analisar as práticas adultocêntricas no ensino de História e seus impactos na autonomia discente e consequentemente nas aprendizagens da disciplina. Os interesses juvenis poucas vezes são tomados como norteadores da ações curriculares e escolar. Por meio da pesquisa bibliográfica identificou-se a existência conceitual e sobretudo da problemática do adultocentrismo (dominação dos adultos sobre crianças e jovens) em toda a composição educacional – do currículo aos mecanismos disciplinadores. Diante da literatura sobre as juventudes constatou-se que o predomínio da lógica adulta no ensino inviabiliza os jovens e compromete seu engajamento. O estudo identificou maneiras de combater as práticas adultocêntricas no ensino e assim alcançar aprendizagens históricas significativas. Conclui-se então que as práticas adultocêntricas interferem na condição juvenil, nas aprendizagens históricas e na autonomia discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18107_TB7568_11062024144858.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUMA DE CARVALHO CARDOSO" "autor_nome_curto" => "LUMA" "autor_email" => "lumacardoso29@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }