OS PROJETOS INTEGRADORES NO CURSO DE PEDAGOGIA EAD DO IFSULDEMINAS - CAMPUS MUZAMBINHO: AÇÕES PARA A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110724 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2603 "inscrito_id" => 10867 "titulo" => "OS PROJETOS INTEGRADORES NO CURSO DE PEDAGOGIA EAD DO IFSULDEMINAS - CAMPUS MUZAMBINHO: AÇÕES PARA A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO" "resumo" => "A curricularização da extensão (CE) tem sido amplamente discutida atualmente, especialmente quanto às estratégias para sua implementação nos cursos de formação inicial. A Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho/MG, que já incorporava as Práticas como Componente Curricular (PCCs), atualizou sua matriz curricular para Projetos Integradores (PI) de I a V, visando atender além da PPCs às demandas de CE e promover atividades teóricas e práticas no campo profissional do futuro pedagogo. As disciplinas de PI abrangem Educação Infantil – Creche, Pré-Escola, Ensino Fundamental 1º ao 3º Ano, Ensino Fundamental 4º ao 5º Ano e Gestão Escolar, totalizando 260 horas de PI e 340 horas de CE. O objetivo deste trabalho é descrever as potencialidades dessas disciplinas no desenvolvimento profissional da docência e nas ações extensionistas, fortalecendo os vínculos entre sociedade e ensino superior e integrando pesquisa, ensino e extensão. Os resultados indicam que as disciplinas de PI contribuem para a concretização da CE no campus, integrando saberes teóricos e práticos para o desenvolvimento holístico, humano e emancipador do futuro pedagogo. Os licenciandos estabelecem vínculos com diferentes áreas profissionais, reconhecendo a necessidade de um repertório teórico-cultural para lidar profissionalmente com , que emergem destes espaços, atendendo às demandas do contexto profissional. Estas ações favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais, à medida que os projetos desenvolvidos buscam soluções coletivas para problemas locais da comunidade escolar, promovendo uma formação mais completa e engajada socialmente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10867_TB2603_24102024192248.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE FORTES GRIS BALDAN" "autor_nome_curto" => "Cristiane Forte" "autor_email" => "cristiane.gris@muz.ifsuldeminas.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110724 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2603 "inscrito_id" => 10867 "titulo" => "OS PROJETOS INTEGRADORES NO CURSO DE PEDAGOGIA EAD DO IFSULDEMINAS - CAMPUS MUZAMBINHO: AÇÕES PARA A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO" "resumo" => "A curricularização da extensão (CE) tem sido amplamente discutida atualmente, especialmente quanto às estratégias para sua implementação nos cursos de formação inicial. A Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho/MG, que já incorporava as Práticas como Componente Curricular (PCCs), atualizou sua matriz curricular para Projetos Integradores (PI) de I a V, visando atender além da PPCs às demandas de CE e promover atividades teóricas e práticas no campo profissional do futuro pedagogo. As disciplinas de PI abrangem Educação Infantil – Creche, Pré-Escola, Ensino Fundamental 1º ao 3º Ano, Ensino Fundamental 4º ao 5º Ano e Gestão Escolar, totalizando 260 horas de PI e 340 horas de CE. O objetivo deste trabalho é descrever as potencialidades dessas disciplinas no desenvolvimento profissional da docência e nas ações extensionistas, fortalecendo os vínculos entre sociedade e ensino superior e integrando pesquisa, ensino e extensão. Os resultados indicam que as disciplinas de PI contribuem para a concretização da CE no campus, integrando saberes teóricos e práticos para o desenvolvimento holístico, humano e emancipador do futuro pedagogo. Os licenciandos estabelecem vínculos com diferentes áreas profissionais, reconhecendo a necessidade de um repertório teórico-cultural para lidar profissionalmente com , que emergem destes espaços, atendendo às demandas do contexto profissional. Estas ações favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais, à medida que os projetos desenvolvidos buscam soluções coletivas para problemas locais da comunidade escolar, promovendo uma formação mais completa e engajada socialmente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10867_TB2603_24102024192248.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE FORTES GRIS BALDAN" "autor_nome_curto" => "Cristiane Forte" "autor_email" => "cristiane.gris@muz.ifsuldeminas.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }