A curricularização da extensão (CE) tem sido amplamente discutida atualmente, especialmente quanto às estratégias para sua implementação nos cursos de formação inicial. A Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho/MG, que já incorporava as Práticas como Componente Curricular (PCCs), atualizou sua matriz curricular para Projetos Integradores (PI) de I a V, visando atender além da PPCs às demandas de CE e promover atividades teóricas e práticas no campo profissional do futuro pedagogo. As disciplinas de PI abrangem Educação Infantil – Creche, Pré-Escola, Ensino Fundamental 1º ao 3º Ano, Ensino Fundamental 4º ao 5º Ano e Gestão Escolar, totalizando 260 horas de PI e 340 horas de CE. O objetivo deste trabalho é descrever as potencialidades dessas disciplinas no desenvolvimento profissional da docência e nas ações extensionistas, fortalecendo os vínculos entre sociedade e ensino superior e integrando pesquisa, ensino e extensão. Os resultados indicam que as disciplinas de PI contribuem para a concretização da CE no campus, integrando saberes teóricos e práticos para o desenvolvimento holístico, humano e emancipador do futuro pedagogo. Os licenciandos estabelecem vínculos com diferentes áreas profissionais, reconhecendo a necessidade de um repertório teórico-cultural para lidar profissionalmente com , que emergem destes espaços, atendendo às demandas do contexto profissional. Estas ações favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais, à medida que os projetos desenvolvidos buscam soluções coletivas para problemas locais da comunidade escolar, promovendo uma formação mais completa e engajada socialmente.