AS CRIANÇAS E O AMBIENTE: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FREIREANA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109421 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 784 "inscrito_id" => 7246 "titulo" => "AS CRIANÇAS E O AMBIENTE: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FREIREANA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "Desde a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental as crianças começam a querer entender o que acontece a sua volta, observando o mundo e indagando a sua realidade com uma curiosidade natural que deve ser incentivada e potencializada. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) freireana para a alfabetização científica de crianças numa perspectiva socioambiental na escola Municipal Professora Vilma Brito Sarmento, situada no bairro Jequiezinho no município de Jequié-BA. Para tanto este trabalho se constitui numa Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI) na modalidade da pesquisa-ação, envolvendo a construção e implementação de uma SD, de inspiração freireana, baseada nos três momentos pedagógicos junto a 25 estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental . Os resultados do processo formativo desenvolvido apontam para a aprendizagem gradual de alguns elementos da alfabetização científica, tais como a capacidade de leitura e interpretação de textos sociocientíficos, engajamento e enfrentamento das demandas socioambientais presentes na realidade, como as questões ligadas ao lixo, ao desmatamento e à recuperação de áreas biodegradadas. Com base nesse estudo, conclui-se que a implementação da SD permitiu problematizar, organizar e aplicar conhecimentos de natureza sociocientífica no cotidiano escolar, mas também no meio social, contribuindo com o processo de aprendizagem dos estudantes, com o desenvolvimento da oralidade e da tomada de decisão, além de despertar o interesse pela ciência na formação de um cidadão crítico e atuante na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7246_TB784_26102024191344.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAÍNE DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAÍNE" "autor_email" => "202010349@uesb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109421 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 784 "inscrito_id" => 7246 "titulo" => "AS CRIANÇAS E O AMBIENTE: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FREIREANA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "Desde a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental as crianças começam a querer entender o que acontece a sua volta, observando o mundo e indagando a sua realidade com uma curiosidade natural que deve ser incentivada e potencializada. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) freireana para a alfabetização científica de crianças numa perspectiva socioambiental na escola Municipal Professora Vilma Brito Sarmento, situada no bairro Jequiezinho no município de Jequié-BA. Para tanto este trabalho se constitui numa Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI) na modalidade da pesquisa-ação, envolvendo a construção e implementação de uma SD, de inspiração freireana, baseada nos três momentos pedagógicos junto a 25 estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental . Os resultados do processo formativo desenvolvido apontam para a aprendizagem gradual de alguns elementos da alfabetização científica, tais como a capacidade de leitura e interpretação de textos sociocientíficos, engajamento e enfrentamento das demandas socioambientais presentes na realidade, como as questões ligadas ao lixo, ao desmatamento e à recuperação de áreas biodegradadas. Com base nesse estudo, conclui-se que a implementação da SD permitiu problematizar, organizar e aplicar conhecimentos de natureza sociocientífica no cotidiano escolar, mas também no meio social, contribuindo com o processo de aprendizagem dos estudantes, com o desenvolvimento da oralidade e da tomada de decisão, além de despertar o interesse pela ciência na formação de um cidadão crítico e atuante na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7246_TB784_26102024191344.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAÍNE DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAÍNE" "autor_email" => "202010349@uesb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }