O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é um programa que incentiva a iniciação à docência, sendo fruto de política pública, na qual desenvolvem trabalhos unindo a teoria, experiências do ensino superior, e a prática, com a vivência na educação básica. Assim, desenvolvendo a construção profissional, ou seja, a sua identidade docente. E, na construção de estratégias didáticas, como a experimentação, facilitadora do ensino e aprendizagem, através da prática, e, no universo das ciências ela é muito utilizada, sobretudo no ensino de Biologia, pois desperta o senso crítico, investigativo e criativo. Diante do exposto, indagamos como os pibidianos utilizam a experimentação em suas intervenções e quais suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem de Biologia? O objetivo da proposta dessa pesquisa é analisar como é a utilização da experimentação e suas possíveis potencialidades no desenvolvimento das atividades dos participantes do PIBID da Licenciatura em Ciências Biológicas. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, do tipo descritivo e documental, pois coletamos e analisamos os dados a partir de relatórios referentes aos anos de 2022 a 2024. Como resultado, registramos que os pibidianos utilizam a experimentação no desenvolvimento das suas atividades, seja como forma de demonstração ou como aula prática investigativa segundo a classificação de Krasilchik, de forma efetiva, que potencializam e propiciam o ensino e aprendizagem de conteúdos de Biologia. Também ficou evidente o desenvolvimento de saberes na construção da identidade docente na perspectiva mais investigativa para essas atividades promovendo o desenvolvimento da alfabetização cientifica. Por fim, obtivemos como conclusão que o uso da experimentação nas atividades dos pibidianos enriqueceu as aulas de Biologia superando algumas fragilidades, como por exemplo, a restrita utilização da experimentação em laboratório. Desenvolveu o caráter lúdico e motivador, bem corroborando com a formação dos licenciandos, no seu fazer docente.