REFLEXÃO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A DISCIPLINA DE ESPORTE ADAPTADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112067 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4549 "inscrito_id" => 10261 "titulo" => "REFLEXÃO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A DISCIPLINA DE ESPORTE ADAPTADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA" "resumo" => "A monitoria consiste em atividades que são elaboradas pelo discente em sua preparação na formação docente, no qual vamos auxiliar em preparações de atividades no campo pedagógico e científico com a supervisão do docente responsável pela disciplina. O objetivo do estudo foi relatar a experiência de ter vivenciado a monitoria na disciplina “Esportes e Portadores de Necessidades Especiais“. O presente estudo trata-se de um relato de experiência. Foram coletados os dados de 15 participantes, alunos do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, matriculados na disciplina "Esportes e Portadores de Necessidades Especiais", ministrada no Centro Acadêmico da Vitória de Santo Antão (UFPE-CAV). Após a finalização do período de monitoria, realizamos a construção de um formulário pela plataforma do Google utilizando os critérios da escala likert (1932), nas quais construímos 9 perguntas sobre os conteúdos abordados em sala de aula. Observamos que a monitoria desempenha um papel essencial para formação de futuros professores. As características referente a experiência durante a disciplina vivenciada em aulas práticas e teóricas foram extremamente satisfatórias, destacando a relevância da monitoria acadêmica para auxiliar os estudantes a compreenderem os conteúdos de forma simples. Nos resultados obtidos através das questões discursivas, destaca-se alguns pontos de aprimoramento, tal como a carência de materiais didáticos para uma percepção mais aprofundada dos conteúdos abordados na disciplina. A experiência observada revelou uma lacuna na disponibilidade de materiais didáticos tanto para as aulas práticas quanto para as aulas teóricas e observamos que a monitoria desempenha um papel essencial para formação de futuros professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10261_TB4549_07102024133956.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO FILLYPE VASCONCELOS VIANA ALVES" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joao.fillype@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112067 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4549 "inscrito_id" => 10261 "titulo" => "REFLEXÃO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A DISCIPLINA DE ESPORTE ADAPTADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA" "resumo" => "A monitoria consiste em atividades que são elaboradas pelo discente em sua preparação na formação docente, no qual vamos auxiliar em preparações de atividades no campo pedagógico e científico com a supervisão do docente responsável pela disciplina. O objetivo do estudo foi relatar a experiência de ter vivenciado a monitoria na disciplina “Esportes e Portadores de Necessidades Especiais“. O presente estudo trata-se de um relato de experiência. Foram coletados os dados de 15 participantes, alunos do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, matriculados na disciplina "Esportes e Portadores de Necessidades Especiais", ministrada no Centro Acadêmico da Vitória de Santo Antão (UFPE-CAV). Após a finalização do período de monitoria, realizamos a construção de um formulário pela plataforma do Google utilizando os critérios da escala likert (1932), nas quais construímos 9 perguntas sobre os conteúdos abordados em sala de aula. Observamos que a monitoria desempenha um papel essencial para formação de futuros professores. As características referente a experiência durante a disciplina vivenciada em aulas práticas e teóricas foram extremamente satisfatórias, destacando a relevância da monitoria acadêmica para auxiliar os estudantes a compreenderem os conteúdos de forma simples. Nos resultados obtidos através das questões discursivas, destaca-se alguns pontos de aprimoramento, tal como a carência de materiais didáticos para uma percepção mais aprofundada dos conteúdos abordados na disciplina. A experiência observada revelou uma lacuna na disponibilidade de materiais didáticos tanto para as aulas práticas quanto para as aulas teóricas e observamos que a monitoria desempenha um papel essencial para formação de futuros professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10261_TB4549_07102024133956.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO FILLYPE VASCONCELOS VIANA ALVES" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joao.fillype@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }