Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS NEUROSABIDOS: APRESENTANDO AS NEUROCIÊNCIAS E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE MENTAL PARA ESTUDANTES DO 5ºANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114775
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8432
    "inscrito_id" => 1973
    "titulo" => "OS NEUROSABIDOS: APRESENTANDO AS NEUROCIÊNCIAS E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE MENTAL PARA ESTUDANTES DO 5ºANO"
    "resumo" => "É de conhecimento de todos que a saúde emocional dos estudantes necessita de atenção, sobretudo após a pandemia de COVID-19, período em que todos ficaram reclusos e as relações interpessoais sofreram forte impacto. A partir de então, houve um aumento exponencial dos sintomas ansiosos e depressivos contribuindo assim para o crescimento de atitudes inadequadas no espaço escolar. A comunidade escolar se viu no centro de uma problemática que até então era circunscrita à esfera da saúde. Diante dessa nova demanda, como a escola deveria se posicionar? Acreditando que a escola é o espaço por excelência do desenvolvimento do conhecimento científico, foi proposto este estudo que teve por objetivo apresentar o universo das neurociências, mais especificamente da neuroanatomia às turmas de 5º ano da E.M. Tomaz Muniz e auxiliar na compreensão do processamento das emoções no cérebro. Após roda de conversa e assembleia ficou decidido estudar sobre neurociência. Assim, teve início uma breve temporada de exibição de vídeos e aulas expositivas sobre o assunto. Na etapa seguinte foi usado o livro “Manual de Neuroarte” para produzir modelos de sistema nervoso, cérebro, lobos cerebrais e neurônios com materiais reciclados. Em outro momento de assembleia, onde os estudantes e a professora decidiam sobre como seria a apresentação, optou-se por trazer uma analogia ao filme “Divertidamente” e agregar ao tema a relevância das emoções. Pensando nas emoções dos próprios estudantes começamos a construir um espaço dedicado à saúde mental na escola, que foi nomeado de Espaço Lilás em alusão à semana lilás da saúde mental nas escolas. Compreender o funcionamento do corpo, inclusive da mente desde a mais tenra idade, além de ser algo preconizado na Base Nacional Comum Curricular é um conhecimento extremamente relevante para o desenvolvimento. Desta forma, acredita-se na pertinência, inovação e rea"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1973_TB8432_06082024213320.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA DE JESUS FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA DE JESUS FREITAS"
    "autor_email" => "marianadejesusfreitas@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114775
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8432
    "inscrito_id" => 1973
    "titulo" => "OS NEUROSABIDOS: APRESENTANDO AS NEUROCIÊNCIAS E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE MENTAL PARA ESTUDANTES DO 5ºANO"
    "resumo" => "É de conhecimento de todos que a saúde emocional dos estudantes necessita de atenção, sobretudo após a pandemia de COVID-19, período em que todos ficaram reclusos e as relações interpessoais sofreram forte impacto. A partir de então, houve um aumento exponencial dos sintomas ansiosos e depressivos contribuindo assim para o crescimento de atitudes inadequadas no espaço escolar. A comunidade escolar se viu no centro de uma problemática que até então era circunscrita à esfera da saúde. Diante dessa nova demanda, como a escola deveria se posicionar? Acreditando que a escola é o espaço por excelência do desenvolvimento do conhecimento científico, foi proposto este estudo que teve por objetivo apresentar o universo das neurociências, mais especificamente da neuroanatomia às turmas de 5º ano da E.M. Tomaz Muniz e auxiliar na compreensão do processamento das emoções no cérebro. Após roda de conversa e assembleia ficou decidido estudar sobre neurociência. Assim, teve início uma breve temporada de exibição de vídeos e aulas expositivas sobre o assunto. Na etapa seguinte foi usado o livro “Manual de Neuroarte” para produzir modelos de sistema nervoso, cérebro, lobos cerebrais e neurônios com materiais reciclados. Em outro momento de assembleia, onde os estudantes e a professora decidiam sobre como seria a apresentação, optou-se por trazer uma analogia ao filme “Divertidamente” e agregar ao tema a relevância das emoções. Pensando nas emoções dos próprios estudantes começamos a construir um espaço dedicado à saúde mental na escola, que foi nomeado de Espaço Lilás em alusão à semana lilás da saúde mental nas escolas. Compreender o funcionamento do corpo, inclusive da mente desde a mais tenra idade, além de ser algo preconizado na Base Nacional Comum Curricular é um conhecimento extremamente relevante para o desenvolvimento. Desta forma, acredita-se na pertinência, inovação e rea"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1973_TB8432_06082024213320.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA DE JESUS FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA DE JESUS FREITAS"
    "autor_email" => "marianadejesusfreitas@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

É de conhecimento de todos que a saúde emocional dos estudantes necessita de atenção, sobretudo após a pandemia de COVID-19, período em que todos ficaram reclusos e as relações interpessoais sofreram forte impacto. A partir de então, houve um aumento exponencial dos sintomas ansiosos e depressivos contribuindo assim para o crescimento de atitudes inadequadas no espaço escolar. A comunidade escolar se viu no centro de uma problemática que até então era circunscrita à esfera da saúde. Diante dessa nova demanda, como a escola deveria se posicionar? Acreditando que a escola é o espaço por excelência do desenvolvimento do conhecimento científico, foi proposto este estudo que teve por objetivo apresentar o universo das neurociências, mais especificamente da neuroanatomia às turmas de 5º ano da E.M. Tomaz Muniz e auxiliar na compreensão do processamento das emoções no cérebro. Após roda de conversa e assembleia ficou decidido estudar sobre neurociência. Assim, teve início uma breve temporada de exibição de vídeos e aulas expositivas sobre o assunto. Na etapa seguinte foi usado o livro “Manual de Neuroarte” para produzir modelos de sistema nervoso, cérebro, lobos cerebrais e neurônios com materiais reciclados. Em outro momento de assembleia, onde os estudantes e a professora decidiam sobre como seria a apresentação, optou-se por trazer uma analogia ao filme “Divertidamente” e agregar ao tema a relevância das emoções. Pensando nas emoções dos próprios estudantes começamos a construir um espaço dedicado à saúde mental na escola, que foi nomeado de Espaço Lilás em alusão à semana lilás da saúde mental nas escolas. Compreender o funcionamento do corpo, inclusive da mente desde a mais tenra idade, além de ser algo preconizado na Base Nacional Comum Curricular é um conhecimento extremamente relevante para o desenvolvimento. Desta forma, acredita-se na pertinência, inovação e rea

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.