Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIOS SUPERVIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PARA AMPLIAÇÃO DO NÍVEL FORMATIVO DE FUTUROS/AS DOCENTES

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os estágios supervisionados são campos de formação docente imprescindíveis no processo de formação de futuros docentes. São programas que dão aos novos integrantes do campo da docência, a oportunidade de alargar o nível de aperfeiçoamento, ou permite vivenciar na prática os aprendizados e os debates teóricos discutidas nas salas de aulas, visto que os estágios são campos formativos que prepara os/as formandos/as e lhes permite conhecer o real funcionamento do campo educativo, aproximar e aprender novas estratégias metodológicos do ensino/aprendizagem vivenciado na sala durante esse percurso formativo/interativo. Portanto, como se sabe, os estágios de componentes curricular obrigatórios poucas vezes nos dão oportunidades e tempos extenso que os estágios supervisionados (PIBID PRP) proporcionam. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre importância de estágios da Iniciação à Docência e Residência Pedagógica na formação de futuros docentes e experiências que graduandos/as possam ter nas realizações de estágios supervisionados. A pesquisa foi do tipo descritiva e exploratória, e de caráter qualitativa. Sendo uma pesquisa focada em entender aspectos mais subjetivos, nomeadamente as experiências, comportamentos, ideias e pontos de vista de cada um/a nesse processo de construção de saber da docência. Através dos dados analisados, constatou-se que, na concepção de estagiários/as, os estágios contribuem na formação docente, permite a criação da identidade docente e cria vinculo de ser docente nos estagiários/as antes de terminarem o curso, através de acompanhamento afetivo do/a professores/as, coordenador/a e do/a supervisor/a. No entanto, percebe-se que licenciando/as contemplados/as com a bolsa de iniciação à docência ou residência pedagogia, estão munidos de ferramenta importantes em diferentes áreas de atuação da docência e se compreende que estes já conquistaram o vínculo com a identidade docente e já estão preparados para atuar com docentes antes mesmo de terminarem suas graduação.

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