Os estágios supervisionados são campos de formação docente imprescindíveis no processo de formação de futuros docentes. São programas que dão aos novos integrantes do campo da docência, a oportunidade de alargar o nível de aperfeiçoamento, ou permite vivenciar na prática os aprendizados e os debates teóricos discutidas nas salas de aulas, visto que os estágios são campos formativos que prepara os/as formandos/as e lhes permite conhecer o real funcionamento do campo educativo, aproximar e aprender novas estratégias metodológicos do ensino/aprendizagem vivenciado na sala durante esse percurso formativo/interativo. Portanto, como se sabe, os estágios de componentes curricular obrigatórios poucas vezes nos dão oportunidades e tempos extenso que os estágios supervisionados (PIBID PRP) proporcionam. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre importância de estágios da Iniciação à Docência e Residência Pedagógica na formação de futuros docentes e experiências que graduandos/as possam ter nas realizações de estágios supervisionados. A pesquisa foi do tipo descritiva e exploratória, e de caráter qualitativa. Sendo uma pesquisa focada em entender aspectos mais subjetivos, nomeadamente as experiências, comportamentos, ideias e pontos de vista de cada um/a nesse processo de construção de saber da docência. Através dos dados analisados, constatou-se que, na concepção de estagiários/as, os estágios contribuem na formação docente, permite a criação da identidade docente e cria vinculo de ser docente nos estagiários/as antes de terminarem o curso, através de acompanhamento afetivo do/a professores/as, coordenador/a e do/a supervisor/a. No entanto, percebe-se que licenciando/as contemplados/as com a bolsa de iniciação à docência ou residência pedagogia, estão munidos de ferramenta importantes em diferentes áreas de atuação da docência e se compreende que estes já conquistaram o vínculo com a identidade docente e já estão preparados para atuar com docentes antes mesmo de terminarem suas graduação.