Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) EM JUIZ DE FORA: O QUE OS JORNAIS NOS CONTAM?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111836
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4220
    "inscrito_id" => 12094
    "titulo" => "O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) EM JUIZ DE FORA: O QUE OS JORNAIS NOS CONTAM?"
    "resumo" => "Esta pesquisa que contou com apoio da UFJF, com Bolsa de Iniciação Científica (BIC-UFJF) teve o objetivo de identificar a partir de textos jornalísticos, as forças que se fizeram presentes no desenho da proposta do ERE em de Juiz de Fora, durante o período de pandemia por Covid19. Foram analisadas 97 reportagens dos jornais Tribuna de Minas e O Pharol. Essas trouxeram pistas dos contextos de influência, do processo político e discursos presentes no contexto de produção de texto. Conforme Ball e Bowe (apud MAINARDES, 2018) existem várias intenções e disputas que influenciam a política. Essas forças compõem o contexto de influência onde são iniciadas as políticas e os discursos são construídos e aonde os grupos de interesses disputam para influenciar a definição das finalidades sociais da Educação. Assim, compreendemos que as notícias/reportagens sobre educação, no período de pandemia, nos permitiu mapear as diferentes forças e intenções que estiveram em disputa no processo de desenho do ERE. Além dos efeitos da suspensão das atividades escolares presenciais, notamos também, a atuação de grupos que se articulavam para que retornassem às aulas imediatamente, independentemente do número de casos de contaminação pelo vírus, construindo para isso, a ideia da educação como serviço essencial, demonstrando desvalorização com a vida dos sujeitos presentes na escola, revelava seu compromisso com uma educação vinculada às demandas do capital, do setor produtivo. A pesquisa indicou que as principais vozes que puderam ser “ouvidas” nesses jornais, se articulavam em torno dos setores público e privado. Sendo o primeiro grupo, representado pelas figuras públicas como Secretários de Educação e Saúde e no segundo grupo, donos de escolas, diretores e pais preocupados com a oferta do ensino, independentemente de ser no modo presencial ou virtual. Essas vozes influenciaram na definição das políticas locais e no desenvolvimento do ERE no município."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12094_TB4220_08052024203251.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESANDRA MAIA LIMA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "Alesandra Maia"
    "autor_email" => "alesandramaialima@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111836
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4220
    "inscrito_id" => 12094
    "titulo" => "O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) EM JUIZ DE FORA: O QUE OS JORNAIS NOS CONTAM?"
    "resumo" => "Esta pesquisa que contou com apoio da UFJF, com Bolsa de Iniciação Científica (BIC-UFJF) teve o objetivo de identificar a partir de textos jornalísticos, as forças que se fizeram presentes no desenho da proposta do ERE em de Juiz de Fora, durante o período de pandemia por Covid19. Foram analisadas 97 reportagens dos jornais Tribuna de Minas e O Pharol. Essas trouxeram pistas dos contextos de influência, do processo político e discursos presentes no contexto de produção de texto. Conforme Ball e Bowe (apud MAINARDES, 2018) existem várias intenções e disputas que influenciam a política. Essas forças compõem o contexto de influência onde são iniciadas as políticas e os discursos são construídos e aonde os grupos de interesses disputam para influenciar a definição das finalidades sociais da Educação. Assim, compreendemos que as notícias/reportagens sobre educação, no período de pandemia, nos permitiu mapear as diferentes forças e intenções que estiveram em disputa no processo de desenho do ERE. Além dos efeitos da suspensão das atividades escolares presenciais, notamos também, a atuação de grupos que se articulavam para que retornassem às aulas imediatamente, independentemente do número de casos de contaminação pelo vírus, construindo para isso, a ideia da educação como serviço essencial, demonstrando desvalorização com a vida dos sujeitos presentes na escola, revelava seu compromisso com uma educação vinculada às demandas do capital, do setor produtivo. A pesquisa indicou que as principais vozes que puderam ser “ouvidas” nesses jornais, se articulavam em torno dos setores público e privado. Sendo o primeiro grupo, representado pelas figuras públicas como Secretários de Educação e Saúde e no segundo grupo, donos de escolas, diretores e pais preocupados com a oferta do ensino, independentemente de ser no modo presencial ou virtual. Essas vozes influenciaram na definição das políticas locais e no desenvolvimento do ERE no município."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12094_TB4220_08052024203251.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESANDRA MAIA LIMA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "Alesandra Maia"
    "autor_email" => "alesandramaialima@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa que contou com apoio da UFJF, com Bolsa de Iniciação Científica (BIC-UFJF) teve o objetivo de identificar a partir de textos jornalísticos, as forças que se fizeram presentes no desenho da proposta do ERE em de Juiz de Fora, durante o período de pandemia por Covid19. Foram analisadas 97 reportagens dos jornais Tribuna de Minas e O Pharol. Essas trouxeram pistas dos contextos de influência, do processo político e discursos presentes no contexto de produção de texto. Conforme Ball e Bowe (apud MAINARDES, 2018) existem várias intenções e disputas que influenciam a política. Essas forças compõem o contexto de influência onde são iniciadas as políticas e os discursos são construídos e aonde os grupos de interesses disputam para influenciar a definição das finalidades sociais da Educação. Assim, compreendemos que as notícias/reportagens sobre educação, no período de pandemia, nos permitiu mapear as diferentes forças e intenções que estiveram em disputa no processo de desenho do ERE. Além dos efeitos da suspensão das atividades escolares presenciais, notamos também, a atuação de grupos que se articulavam para que retornassem às aulas imediatamente, independentemente do número de casos de contaminação pelo vírus, construindo para isso, a ideia da educação como serviço essencial, demonstrando desvalorização com a vida dos sujeitos presentes na escola, revelava seu compromisso com uma educação vinculada às demandas do capital, do setor produtivo. A pesquisa indicou que as principais vozes que puderam ser “ouvidas” nesses jornais, se articulavam em torno dos setores público e privado. Sendo o primeiro grupo, representado pelas figuras públicas como Secretários de Educação e Saúde e no segundo grupo, donos de escolas, diretores e pais preocupados com a oferta do ensino, independentemente de ser no modo presencial ou virtual. Essas vozes influenciaram na definição das políticas locais e no desenvolvimento do ERE no município.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.