OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFCE-CAMPUS CEDRO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111033 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3036 "inscrito_id" => 4091 "titulo" => "OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFCE-CAMPUS CEDRO" "resumo" => "O artigo tem por objeto a relação entre o ensino de História, que busca uma compreensão acerca do sentido da trajetória da humanidade, cujo paradigma exige situarmos no tempo, no espaço e no contexto a formação humana, considerando o ser humano na sua complexidade, ou seja, as dimensões físico, social, psicológica, afetiva, emocional. e a formação técnica-profissional. O lócus da pesquisa se insere no Instituto Federal do Ceará – IFCE, campus Cedro. O objetivo do estudo é construir uma reflexão que ilumine a seguinte problemática: como ensinar História na perspectiva de desenvolver o senso crítico sobre a realidade social na qual se inserem, em turmas do ensino médio técnico integrado? Para desenvolver esta perspectiva de reflexão adotamos a abordagem dialética com a finalidade de perceber em profundidade a relação entre o ensino de História, a formação humana e a proposta da formação técnica profissional. A relevância do estudo/reflexão justifica-se a partir da nossa percepção como docente, no cotidiano da sala de aula, das evidências acerca da apatia e não valorização relativa ao conhecimento histórico, cultural e humano. No dia-a-dia escolar, nas aulas de História, especificamente, tem-se identificado a ausência de interesse pelo sentido dos conteúdos da referida disciplina, quando não somos interpelados pelos estudantes com indagações sobre fontes do conhecimento, reflexões, dúvidas, curiosidades e inquietações capazes de suscitar debates e confrontações de perspectivas interpretativas próprias da escrita da História. Consideramos tais constatações como dificuldade para a prática pedagógica, o que se torna uma problemática não somente para o sentido do ensino de História, mas, sobretudo, para a ciência da Educação, na medida em que a formação dos estudantes inclui a formação de sua capacidade crítica diante dos desafios da realidade, bem como da formação da autonomia do ser-no-mundo. Torna-se urgente refletir proposições acerca do sentido dos conhecimentos históricos como subsidio da práxis educativa visando a construção da consciência histórica do estudante no seu processo formativo, premissa que caracteriza a pedagogia da autonomia e a formação do pensamento crítico e do fazer histórico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID4091_TB3036_22042024082132.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA EMANUELA NUNES MAIA" "autor_nome_curto" => "MONICA" "autor_email" => "monicaemanuelanm@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111033 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3036 "inscrito_id" => 4091 "titulo" => "OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFCE-CAMPUS CEDRO" "resumo" => "O artigo tem por objeto a relação entre o ensino de História, que busca uma compreensão acerca do sentido da trajetória da humanidade, cujo paradigma exige situarmos no tempo, no espaço e no contexto a formação humana, considerando o ser humano na sua complexidade, ou seja, as dimensões físico, social, psicológica, afetiva, emocional. e a formação técnica-profissional. O lócus da pesquisa se insere no Instituto Federal do Ceará – IFCE, campus Cedro. O objetivo do estudo é construir uma reflexão que ilumine a seguinte problemática: como ensinar História na perspectiva de desenvolver o senso crítico sobre a realidade social na qual se inserem, em turmas do ensino médio técnico integrado? Para desenvolver esta perspectiva de reflexão adotamos a abordagem dialética com a finalidade de perceber em profundidade a relação entre o ensino de História, a formação humana e a proposta da formação técnica profissional. A relevância do estudo/reflexão justifica-se a partir da nossa percepção como docente, no cotidiano da sala de aula, das evidências acerca da apatia e não valorização relativa ao conhecimento histórico, cultural e humano. No dia-a-dia escolar, nas aulas de História, especificamente, tem-se identificado a ausência de interesse pelo sentido dos conteúdos da referida disciplina, quando não somos interpelados pelos estudantes com indagações sobre fontes do conhecimento, reflexões, dúvidas, curiosidades e inquietações capazes de suscitar debates e confrontações de perspectivas interpretativas próprias da escrita da História. Consideramos tais constatações como dificuldade para a prática pedagógica, o que se torna uma problemática não somente para o sentido do ensino de História, mas, sobretudo, para a ciência da Educação, na medida em que a formação dos estudantes inclui a formação de sua capacidade crítica diante dos desafios da realidade, bem como da formação da autonomia do ser-no-mundo. Torna-se urgente refletir proposições acerca do sentido dos conhecimentos históricos como subsidio da práxis educativa visando a construção da consciência histórica do estudante no seu processo formativo, premissa que caracteriza a pedagogia da autonomia e a formação do pensamento crítico e do fazer histórico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID4091_TB3036_22042024082132.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA EMANUELA NUNES MAIA" "autor_nome_curto" => "MONICA" "autor_email" => "monicaemanuelanm@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }