CORRIDA PERIÓDICA: DESBRAVANDO OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UM JOGO EDUCACIONAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109977 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1556 "inscrito_id" => 7127 "titulo" => "CORRIDA PERIÓDICA: DESBRAVANDO OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UM JOGO EDUCACIONAL" "resumo" => "O trabalho em questão explora a aplicação de jogos como ferramenta didática para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de química. Reconhecendo a relevância do aprendizado da tabela periódica para a compreensão de tópicos subsequentes no programa de química do Ensino Médio, enfrenta-se o desafio de abordar esse conteúdo de maneira eficaz em sala de aula. A utilização frequente do ensino unidirecional, como estratégia pedagógica, pode apresentar limitações, gerando dificuldades na assimilação de determinados temas. Com o intuito de dinamizar as aulas de Química no Ensino Médio, introduziu-se uma ferramenta lúdica: o jogo de tabuleiro "Corrida Periódica". O objetivo é redesenhar o processo de ensino e aprendizagem, incorporando atividades lúdicas para proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente desse tema e complementar a abordagem, visando uma assimilação mais efetiva das propriedades dos elementos químicos. Desse modo, a presente pesquisa foi realizada com três turmas de 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral, totalizando 120 alunos de uma escola pública localizada no município do Crato-CE, caracterizada por abordagem qualitativa com a aplicação de um questionário aos mesmos. Assim, quando aplicado observou-se que o jogo influenciou positivamente no processo de aprendizagem, o jogo é estimulante e fácil de entender além de possibilitar a combinação entre os elementos e suas características, permitindo o desenvolvimento social em relação a competição e interação com os alunos e professor. Então, é de grande relevância introduzir novas estratégias de ensino, pois ela irá potencializar o ensino de Química nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID7127_TB1556_10052024083459.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODOLFO SÉRGIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RODOLFO" "autor_email" => "rodolfosergio77@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109977 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1556 "inscrito_id" => 7127 "titulo" => "CORRIDA PERIÓDICA: DESBRAVANDO OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UM JOGO EDUCACIONAL" "resumo" => "O trabalho em questão explora a aplicação de jogos como ferramenta didática para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de química. Reconhecendo a relevância do aprendizado da tabela periódica para a compreensão de tópicos subsequentes no programa de química do Ensino Médio, enfrenta-se o desafio de abordar esse conteúdo de maneira eficaz em sala de aula. A utilização frequente do ensino unidirecional, como estratégia pedagógica, pode apresentar limitações, gerando dificuldades na assimilação de determinados temas. Com o intuito de dinamizar as aulas de Química no Ensino Médio, introduziu-se uma ferramenta lúdica: o jogo de tabuleiro "Corrida Periódica". O objetivo é redesenhar o processo de ensino e aprendizagem, incorporando atividades lúdicas para proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente desse tema e complementar a abordagem, visando uma assimilação mais efetiva das propriedades dos elementos químicos. Desse modo, a presente pesquisa foi realizada com três turmas de 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral, totalizando 120 alunos de uma escola pública localizada no município do Crato-CE, caracterizada por abordagem qualitativa com a aplicação de um questionário aos mesmos. Assim, quando aplicado observou-se que o jogo influenciou positivamente no processo de aprendizagem, o jogo é estimulante e fácil de entender além de possibilitar a combinação entre os elementos e suas características, permitindo o desenvolvimento social em relação a competição e interação com os alunos e professor. Então, é de grande relevância introduzir novas estratégias de ensino, pois ela irá potencializar o ensino de Química nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID7127_TB1556_10052024083459.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODOLFO SÉRGIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RODOLFO" "autor_email" => "rodolfosergio77@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }