O trabalho em questão explora a aplicação de jogos como ferramenta didática para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de química. Reconhecendo a relevância do aprendizado da tabela periódica para a compreensão de tópicos subsequentes no programa de química do Ensino Médio, enfrenta-se o desafio de abordar esse conteúdo de maneira eficaz em sala de aula. A utilização frequente do ensino unidirecional, como estratégia pedagógica, pode apresentar limitações, gerando dificuldades na assimilação de determinados temas. Com o intuito de dinamizar as aulas de Química no Ensino Médio, introduziu-se uma ferramenta lúdica: o jogo de tabuleiro "Corrida Periódica". O objetivo é redesenhar o processo de ensino e aprendizagem, incorporando atividades lúdicas para proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente desse tema e complementar a abordagem, visando uma assimilação mais efetiva das propriedades dos elementos químicos. Desse modo, a presente pesquisa foi realizada com três turmas de 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral, totalizando 120 alunos de uma escola pública localizada no município do Crato-CE, caracterizada por abordagem qualitativa com a aplicação de um questionário aos mesmos. Assim, quando aplicado observou-se que o jogo influenciou positivamente no processo de aprendizagem, o jogo é estimulante e fácil de entender além de possibilitar a combinação entre os elementos e suas características, permitindo o desenvolvimento social em relação a competição e interação com os alunos e professor. Então, é de grande relevância introduzir novas estratégias de ensino, pois ela irá potencializar o ensino de Química nas escolas.