O uso de ferramentas lúdicas é uma maneira interessante de despertar o interesse, motivação, engajamento e fixação do conteúdo apresentado. Trabalhar com as histórias em quadrinhos é uma excelente opção nas aulas de ciências na educação básica. O objetivo desse trabalho é mostrar a contribuição das histórias em quadrinhos como metodologia para a formação de professores, buscando melhorar o desempenho dos alunos da educação básica. Para isso é necessário capacitar os futuros professores para aderir ao uso desta ferramenta. A metodologia proposta envolveu a utilização de histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica, demonstrando sua eficácia no engajamento dos alunos e no estímulo à leitura, escrita, criatividade e inclusão. A oficina de capacitação mostrou que os participantes reconheceram os benefícios das histórias em quadrinhos para utilizar em sala de aula. No entanto, ressalta-se a importância de uma integração cuidadosa e reflexiva dessas ferramentas na formação de professores, garantindo sua relevância e eficácia. Conclui-se que as histórias em quadrinhos constituem um recurso interessante para o desenvolvimento profissional dos futuros professores sendo uma ferramenta ideal para a sala de aula, desde que sejam utilizadas de maneira adequada, acompanhadas de apoio e orientação. É essencial fornecer apoio e orientação adequados para os futuros professores que estão explorando essa abordagem pela primeira vez, garantindo que eles se sintam confortáveis e confiantes ao incorporar as histórias em quadrinhos em sua prática pedagógica.