Este estudo se justifica pelo interesse em conhecer as produções voltadas para pesquisas com enfoque na utilização de recursos didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tamanho o potencial dos materiais didáticos e suas diversas formas de abordagem no contexto de ensino e aprendizagem, buscou-se estudos nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico em um recorte dos seis últimos anos. Com o uso de descritores e combinação deles, foi encontrado um número significativo de trabalhos, porém, após a filtragem, foram selecionados nove estudos. As análises revelaram produções nas componentes curriculares: Matemática, Ciências e Língua Portuguesa, e até com outras componentes de forma interdisciplinar. Materiais do tipo, jogos, cartilha (contação de histórias) e plataformas digitais foram identificadas como recursos didáticos utilizados. De acordo com os autores, os estudantes tiveram mudança conceitual após as atividades, demonstrando que os recursos podem auxiliar ou potencializar a aprendizagem. No entanto, em um dos estudos voltado para docente, perceberam a necessidade destes professores passarem por uma formação continuada, pois é notório que a formação inicial não dará conta de abordar todas as temáticas. Dessa forma, foi possível observar a eficácia dos recursos no ambiente escolar, como também, dos professores buscarem atualização para trabalhar de forma efetiva com seus estudantes.