Vivenciar a abordagem CTSA (ciência, tecnologia., sociedde e ambiente) no Ensino Fundamental é mais uma ferramenta encontrada para organizar metodologicamente e de forma sequencial a execução de diversas atividades em sala de aula, partindo da necessidade dos alunos e da comunidade onde a Escola está inserida. Essa pesquisa aconteceu na Escola Ana Bandeira de Menezes, localizada na zona rural do município de Igarassu-PE. O foco da pesquisa-ação foram os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 e 8 anos. Buscou-se nessa pesquisa agregar Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente aplicada através de sequência didática organizada em etapas, como uma maneira de melhorar a interação professor-aluno, enriquecer o processo de ensino aprendizagem, a socialização e o convívio com os demais colegas. O saber científico pode e deve ser construído pelas mãos dos Educandos, partindo sempre da realidade local, na comunidade rural do Sítio dos Marcos (Igarassu-PE) acolhendo seus conhecimentos prévios e a sabedoria popular. Sendo assim, buscamos nessa vivência potencializar a sabedoria do povo campesino, cujo filhos e netos participam ativamente do processo, experenciando no cotidiano o quanto a Escola é viva e um verdadeiro laboratório das mais diversas ciências.