O papel dos professores como modelos de comportamento durante o ensino superior é crucial. É por meio das suas soft skills, ou seja, pelo conjunto de habilidades interpessoais e comportamentais que os professores possuem, que influenciam a maneira como os alunos interagem e trabalham com os outros. Algumas soft skills são essenciais em sala de aula, como a comunicação eficaz, empatia, resolução de conflitos e liderança. Essas habilidades não apenas constroem um ambiente de aprendizado positivo e produtivo, mas também impactam significativamente a experiência acadêmica dos estudantes. O referencial teórico-metodológico desta pesquisa baseia-se em estudos de psicologia educacional e teorias de aprendizagem social, que enfatizam a observação e a imitação como ferramentas poderosas para a internalização de comportamentos desejáveis. Trata-se de um relato de caso sobre a construção e aplicação de um jogo de soft skills para professores. O jogo foi desenvolvido pela equipe especializada do Programa de Apoio ao Aluno Mauá (PAAM) e utilizado durante uma atividade formativa dos professores da instituição. A metodologia inclui uma série de vivências e exercícios dirigidos que ilustram a aplicação prática dessas soft skills no cotidiano da sala de aula. Os principais resultados indicam que a incorporação consciente e deliberada de soft skills pelos professores não só melhora a dinâmica da sala de aula, mas também promove um desenvolvimento holístico dos alunos, preparando-os melhor para desafios acadêmicos e profissionais futuros. Esta atividade contribuiu para uma reflexão sobre práticas pedagógicas e o papel transformador dos educadores no desenvolvimento integral dos estudantes e pode ser uma ótima maneira de demonstrar aos professores com vivencias, a importância do papel do professor em sala de aula.