O presente estudo bibliográfico trata sobre a relação família escola no processo de educação formal. O objetivo principal deste artigo é analisar as contribuições desta relação no processo de educação desenvolvido nas instituições de ensino. O referencial teórico retrata a história da educação no Brasil, apresentando um panorama desde a educação dos povos originários, antes da chegada dos portugueses, até os dias atuais, com citações dos autores Ribeiro e Gadotti; apresenta também uma análise histórica da família e sua formação, conceituando-a como um agrupamento de seres humanos que está em contínua mutação, traçando uma linha do tempo da família desde o século XVII aos dias atuais, com citações de Ariés, Venosa, Samara, Bucher, Syngly e Fisher; traz reflexões sobre a legislação educacional brasileira vigente, mostrando com artigos da Constituição da República, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que a educação é corresponsabilidade da família e da escola; por fim, relata meios de articulação entre a família e a escola e os impactos desta relação na aprendizagem significativa dos alunos, descrevendo que estas duas entidades devem se articular para garantirem condições para o pleno desenvolvimento da aprendizagem e enfrentarem a complexidade de situações que surgem na sociedade.