É perceptível que a história da humanidade seja vista também com a história da educação uma vez que entende-se que a mesma (educação) faz parte da sociedade alo longo da sua história. Educar significa em seu contexto mais complexo crescimento, reconstrução, reorganização para que se possa direcionar ações futuras. É importante entendermos que o aprimoramento do conhecimento do indivíduo enriquece sua pratica pedagógica. Nessa perspectiva vamos apresentar nesse estudo reflexões acerca da formação docente. Para dialogarmos iremos nos aprofundar nas referências de Tardif, Dewey, Pimenta etc. Todavia quando nos referimos a formação docente, entende-se que deve-se considerar os muitos saberes que o professor vai acomodando no percurso de sua formação acadêmica e que a teoria x prática são indissociáveis, mesmo enfrentando dificuldades no contexto da sua formação. Entende se que o professor vem se atualizando a cada momento da sociedade, uma vez que com o avanço da tecnologia e a nova geração cada vez mais informatizada, o professor não pode ficar à margem desse avanço. Os saberes educacionais estão atreladas também as metodologias ativas, uma vez que o professor precisa ter claro seu principal papel a ser desenvolvido como ensinar e aprender, isso irá se concretizar justamente com práticas pedagógicas inovadoras. Entende-se que Formação e desenvolvimento.