TONINHAS E “GUAYRAKAS”: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DE CULTURA OCE NICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA GUARANI
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114891 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8591 "inscrito_id" => 20672 "titulo" => "TONINHAS E “GUAYRAKAS”: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DE CULTURA OCE NICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA GUARANI" "resumo" => "Este estudo apresenta uma experiência de educação ambiental em uma escola indígena de uma comunidade Guarani-Mbiá, envolvendo os alunos, a equipe escolar e a comunidade, conduzida pelo projeto Toninhas do Brasil (Univille), voltado à conservação da toninha (Pontoporia blainvillei). A promoção da cultura oceânica é fundamental para preservar ambientes, formas de vida e culturas de regiões marinhas e costeiras. Entretanto, é incipiente a literatura sobre essa temática na Educação Escolar Indígena de povos Guaranis, apesar da expressiva presença de povos Guarani no litoral brasileiro. Neste contexto, o projeto realizou atividades continuadas de educação ambiental na Escola Indígena de Educação Básica Laranjeiras, na Terra Indígena do Morro Alto, em São Francisco do Sul - SC, voltadas ao fomento da cultura oceânica, utilizando-se a metodologia da contextualização da aprendizagem. Apesar de morarem às margens da Baía Babitonga, que abriga uma população de toninhas, um diagnóstico mostrou que a comunidade não conhecia a espécie. As primeiras atividades, portanto, promoveram interações sensoriais com materiais biológicos e dinâmicas lúdicas, para a apresentação da toninha e da fauna da Baía, de suas características e da importância destes animais para o patrimônio natural e cultural do território. A segunda fase foi a das produções artísticas: toda a comunidade escolar produziu mensagens e desenhos com tintas naturais, colocadas dentro de garrafas. Os artesãos da comunidade confeccionaram maracás e toninhas de madeira. As garrafas e os produtos artesanais fizeram parte dos Baús da Toninha, kits de materiais de suporte pedagógico utilizados por professores em escolas públicas de municípios litorâneos de Santa Catarina e São Paulo. Na terceira fase, os baús chegaram aos alunos, através dos professores que participaram do curso oferecido pelo projeto. Segundo as devolutivas dos educadores e educandos, a aproximação entre o projeto e a escola indígena promoveu oportunidades de criação de vínculos e aprendizado mútuo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20672_TB8591_29102024151717.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MIGUEL NERI CAMILO MOREIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "jmneric@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114891 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8591 "inscrito_id" => 20672 "titulo" => "TONINHAS E “GUAYRAKAS”: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DE CULTURA OCE NICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA GUARANI" "resumo" => "Este estudo apresenta uma experiência de educação ambiental em uma escola indígena de uma comunidade Guarani-Mbiá, envolvendo os alunos, a equipe escolar e a comunidade, conduzida pelo projeto Toninhas do Brasil (Univille), voltado à conservação da toninha (Pontoporia blainvillei). A promoção da cultura oceânica é fundamental para preservar ambientes, formas de vida e culturas de regiões marinhas e costeiras. Entretanto, é incipiente a literatura sobre essa temática na Educação Escolar Indígena de povos Guaranis, apesar da expressiva presença de povos Guarani no litoral brasileiro. Neste contexto, o projeto realizou atividades continuadas de educação ambiental na Escola Indígena de Educação Básica Laranjeiras, na Terra Indígena do Morro Alto, em São Francisco do Sul - SC, voltadas ao fomento da cultura oceânica, utilizando-se a metodologia da contextualização da aprendizagem. Apesar de morarem às margens da Baía Babitonga, que abriga uma população de toninhas, um diagnóstico mostrou que a comunidade não conhecia a espécie. As primeiras atividades, portanto, promoveram interações sensoriais com materiais biológicos e dinâmicas lúdicas, para a apresentação da toninha e da fauna da Baía, de suas características e da importância destes animais para o patrimônio natural e cultural do território. A segunda fase foi a das produções artísticas: toda a comunidade escolar produziu mensagens e desenhos com tintas naturais, colocadas dentro de garrafas. Os artesãos da comunidade confeccionaram maracás e toninhas de madeira. As garrafas e os produtos artesanais fizeram parte dos Baús da Toninha, kits de materiais de suporte pedagógico utilizados por professores em escolas públicas de municípios litorâneos de Santa Catarina e São Paulo. Na terceira fase, os baús chegaram aos alunos, através dos professores que participaram do curso oferecido pelo projeto. Segundo as devolutivas dos educadores e educandos, a aproximação entre o projeto e a escola indígena promoveu oportunidades de criação de vínculos e aprendizado mútuo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20672_TB8591_29102024151717.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MIGUEL NERI CAMILO MOREIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "jmneric@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }