PERCEPÇÕES DA MATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111498 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3703 "inscrito_id" => 11779 "titulo" => "PERCEPÇÕES DA MATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM" "resumo" => "O aprimoramento do ensino e da assimilação da Matemática Básica no âmbito do Curso Técnico em Enfermagem são aspectos cruciais que exigem uma reflexão contínua por parte dos educadores. É essencial avaliar se a abordagem da Matemática em sala de aula está sendo conectada à realidade prática dos alunos, se possui relevância e se está alinhada à investigação da futura carreira dos técnicos em formação. O objetivo desse trabalho é relatar a percepção do docente frente a importância da Matemática Básica na formação do Técnico em Enfermagem e os reflexos desta na formação. A preocupação se deu a partir do surgimento de dúvidas dos alunos e os baixos conceitos das avaliações aplicadas com a temática. Em se tratando do nível técnico em que os alunos estavam, era de se esperar que tal temática haveria sido sanada (desde o Ensino Fundamental II). Após um breve levantamento, as justificativas relatadas pelos alunos foram as seguintes: discrepâncias de faixas etárias, precariedade na formação, dificuldade em contextualização e relação trabalho-escola. Pensando nisso, optou-se em retomar o conteúdo da Matemática Básica, de forma que abrangesse todos os alunos, preconizando-se a contextualização, o dinamismo e a praticidade. Primeiramente, foi elaborado um breve material para leitura e aplicação de exemplos, seguido da retomada de conteúdo em sala de aula. Com isso, os alunos puderam compreender mais da temática, partindo para o terceiro momento, em que foi demonstrado em aula prática compostos em soluto, solvente e solução, unidades de grandeza e suas conversões. Assim, foi possível praticar, calcular e converter as unidades de medidas. Alguns feedbacks positivos foram a sugestão da coordenação pedagógica para mais aulas práticas acerca do tema e a (re)orientação da contextualização da tríade ensino-prática-formação. Com isso, houveram notórias melhorias nas avaliações e maior adesão dos alunos com a temática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11779_TB3703_27102024164208.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE IGOR FERREIRA SANTOS JESUS" "autor_nome_curto" => "José Igor" "autor_email" => "jose_igor@discente.ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111498 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3703 "inscrito_id" => 11779 "titulo" => "PERCEPÇÕES DA MATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM" "resumo" => "O aprimoramento do ensino e da assimilação da Matemática Básica no âmbito do Curso Técnico em Enfermagem são aspectos cruciais que exigem uma reflexão contínua por parte dos educadores. É essencial avaliar se a abordagem da Matemática em sala de aula está sendo conectada à realidade prática dos alunos, se possui relevância e se está alinhada à investigação da futura carreira dos técnicos em formação. O objetivo desse trabalho é relatar a percepção do docente frente a importância da Matemática Básica na formação do Técnico em Enfermagem e os reflexos desta na formação. A preocupação se deu a partir do surgimento de dúvidas dos alunos e os baixos conceitos das avaliações aplicadas com a temática. Em se tratando do nível técnico em que os alunos estavam, era de se esperar que tal temática haveria sido sanada (desde o Ensino Fundamental II). Após um breve levantamento, as justificativas relatadas pelos alunos foram as seguintes: discrepâncias de faixas etárias, precariedade na formação, dificuldade em contextualização e relação trabalho-escola. Pensando nisso, optou-se em retomar o conteúdo da Matemática Básica, de forma que abrangesse todos os alunos, preconizando-se a contextualização, o dinamismo e a praticidade. Primeiramente, foi elaborado um breve material para leitura e aplicação de exemplos, seguido da retomada de conteúdo em sala de aula. Com isso, os alunos puderam compreender mais da temática, partindo para o terceiro momento, em que foi demonstrado em aula prática compostos em soluto, solvente e solução, unidades de grandeza e suas conversões. Assim, foi possível praticar, calcular e converter as unidades de medidas. Alguns feedbacks positivos foram a sugestão da coordenação pedagógica para mais aulas práticas acerca do tema e a (re)orientação da contextualização da tríade ensino-prática-formação. Com isso, houveram notórias melhorias nas avaliações e maior adesão dos alunos com a temática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11779_TB3703_27102024164208.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE IGOR FERREIRA SANTOS JESUS" "autor_nome_curto" => "José Igor" "autor_email" => "jose_igor@discente.ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }