O aprimoramento do ensino e da assimilação da Matemática Básica no âmbito do Curso Técnico em Enfermagem são aspectos cruciais que exigem uma reflexão contínua por parte dos educadores. É essencial avaliar se a abordagem da Matemática em sala de aula está sendo conectada à realidade prática dos alunos, se possui relevância e se está alinhada à investigação da futura carreira dos técnicos em formação. O objetivo desse trabalho é relatar a percepção do docente frente a importância da Matemática Básica na formação do Técnico em Enfermagem e os reflexos desta na formação. A preocupação se deu a partir do surgimento de dúvidas dos alunos e os baixos conceitos das avaliações aplicadas com a temática. Em se tratando do nível técnico em que os alunos estavam, era de se esperar que tal temática haveria sido sanada (desde o Ensino Fundamental II). Após um breve levantamento, as justificativas relatadas pelos alunos foram as seguintes: discrepâncias de faixas etárias, precariedade na formação, dificuldade em contextualização e relação trabalho-escola. Pensando nisso, optou-se em retomar o conteúdo da Matemática Básica, de forma que abrangesse todos os alunos, preconizando-se a contextualização, o dinamismo e a praticidade. Primeiramente, foi elaborado um breve material para leitura e aplicação de exemplos, seguido da retomada de conteúdo em sala de aula. Com isso, os alunos puderam compreender mais da temática, partindo para o terceiro momento, em que foi demonstrado em aula prática compostos em soluto, solvente e solução, unidades de grandeza e suas conversões. Assim, foi possível praticar, calcular e converter as unidades de medidas. Alguns feedbacks positivos foram a sugestão da coordenação pedagógica para mais aulas práticas acerca do tema e a (re)orientação da contextualização da tríade ensino-prática-formação. Com isso, houveram notórias melhorias nas avaliações e maior adesão dos alunos com a temática.