OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NO ENSINO DA GERAÇÃO DOS NÔMADES DIGITAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113433 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6507 "inscrito_id" => 12476 "titulo" => "OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NO ENSINO DA GERAÇÃO DOS NÔMADES DIGITAIS" "resumo" => "A educação enfrenta desafios com a ascensão da geração dos nômades digitais, caracterizada por uma vida de constante mobilidade e dependência de tecnologias digitais. Este artigo tem O objetivo estudar os principais desafios e propor soluções viáveis para adaptar o sistema educacional a essa nova geração. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas com educadores, gestores educacionais e estudantes, além de uma revisão bibliográfica. Proporcionando uma compreensão detalhada das percepções, desafios e necessidades dos diferentes atores envolvidos no processo educacional. Os resultados da pesquisa indicam que a adaptação curricular é essencial para atender às necessidades dessa geração. É preciso desenvolver currículos flexíveis, acessíveis e que integrem habilidades digitais e competências globais. A tecnologia emerge como um elemento central, exigindo investimentos significativos em plataformas de ensino à distância e na capacitação contínua dos professores para o uso eficaz dessas ferramentas, além de exigir atualizações constantes nas práticas de ensino. O engajamento dos alunos representa um desafio significativo, destacando a necessidade de métodos de ensino interativos e avaliações que reflitam as realidades e contextos dos nômades digitais. Além disso, a inclusão e a acessibilidade surgem como questões críticas, requerendo soluções inovadoras para garantir que todos os estudantes, independentemente de sua classe social, tenham acesso à educação de qualidade. A gestão educacional precisa ser cada vez mais inovadora e adaptável para enfrentar os desafios impostos pela geração dos nômades. As estratégias sugeridas incluem a flexibilidade curricular, o fortalecimento de parcerias entre instituições educacionais e empresas de tecnologia, e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, financeiras e socioemocionais. Este artigo visa contribuir para a reflexão e discussão sobre como preparar nossas instituições educacionais para atender a uma geração em constante movimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12476_TB6507_07062024224345.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELINA MARIA DE SOUZA OLIVINDO" "autor_nome_curto" => "CELINA" "autor_email" => "celinaolivindo@ufdpar.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113433 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6507 "inscrito_id" => 12476 "titulo" => "OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NO ENSINO DA GERAÇÃO DOS NÔMADES DIGITAIS" "resumo" => "A educação enfrenta desafios com a ascensão da geração dos nômades digitais, caracterizada por uma vida de constante mobilidade e dependência de tecnologias digitais. Este artigo tem O objetivo estudar os principais desafios e propor soluções viáveis para adaptar o sistema educacional a essa nova geração. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas com educadores, gestores educacionais e estudantes, além de uma revisão bibliográfica. Proporcionando uma compreensão detalhada das percepções, desafios e necessidades dos diferentes atores envolvidos no processo educacional. Os resultados da pesquisa indicam que a adaptação curricular é essencial para atender às necessidades dessa geração. É preciso desenvolver currículos flexíveis, acessíveis e que integrem habilidades digitais e competências globais. A tecnologia emerge como um elemento central, exigindo investimentos significativos em plataformas de ensino à distância e na capacitação contínua dos professores para o uso eficaz dessas ferramentas, além de exigir atualizações constantes nas práticas de ensino. O engajamento dos alunos representa um desafio significativo, destacando a necessidade de métodos de ensino interativos e avaliações que reflitam as realidades e contextos dos nômades digitais. Além disso, a inclusão e a acessibilidade surgem como questões críticas, requerendo soluções inovadoras para garantir que todos os estudantes, independentemente de sua classe social, tenham acesso à educação de qualidade. A gestão educacional precisa ser cada vez mais inovadora e adaptável para enfrentar os desafios impostos pela geração dos nômades. As estratégias sugeridas incluem a flexibilidade curricular, o fortalecimento de parcerias entre instituições educacionais e empresas de tecnologia, e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, financeiras e socioemocionais. Este artigo visa contribuir para a reflexão e discussão sobre como preparar nossas instituições educacionais para atender a uma geração em constante movimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12476_TB6507_07062024224345.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELINA MARIA DE SOUZA OLIVINDO" "autor_nome_curto" => "CELINA" "autor_email" => "celinaolivindo@ufdpar.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }