FREITAS, Guilherme Rodrigues De et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114846>. Acesso em: 14/11/2024 22:11
Este trabalho é um relato de experiência sobre o processo de construção das arvores de escrevivências desenvolvidas como atividade de ensino durante o Julho das Pretas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Mossoró. A atividade desenvolvida na disciplina de Filosofia com base na relação entre filosofia e literatura em Conceição Evaristo visar integrar os estudantes, professores e toda a comunidade ifiana no fortalecimento de um ambiente institucional mais inclusivo e afro-referenciado, por meio de intervenções e atividade de iniciação cientifica que identifiquem problemas relacionados à falta de representatividade negra no currículo tecnológico do IFRN e desenvolvam soluções criativa, documentando e avaliando as intervenções realizadas. Visando promover a iniciação filosófico-cientifica afroreferenciada em dialogo com os direitos humanos voltado a partir de uma reflexão sobre saberes cientificso antirracista por meio de estudos dos pesquisadores, cientistas, filósofos e educadores negres, os estudantes desenvolveram apresentações imagéticas e conceituais nas arvores do IFRN: este trabalho visa apresentar um relato sobre essa experiência e sua importância para a formação de estudantes do ensino médio integrado ao técnico.