Este texto objetiva apresentar uma discussão sobre a importância do trabalho com o poema na sala de aula, sobretudo em uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, destacamos que estamos ancorados nos postulados de Soares (1997, 2008), quando discute a noção de letramentos e suas ramificações, como letramento digital, literário dentre outros tipos. Já a noção de leitura está baseada nos princípios expostos por Geraldi (2012), como um processo de interação entre leitor, texto, contextos e autor. A pesquisa aqui desenvolvida, embora tenha sido realizada com uma turma composta por dez alunos e com a aplicação de um questionário, é de caráter qualitativa, pois a nossa intenção não foi a de quantificar as respostas, mas observar de que forma os alunos se mostraram receptivos à leitura e à presença do poema “Morte do leiteiro”, de Carlos Drummond de Andrade. A leitura, discussão sobre o texto e coleta das respostas foram desenvolvidas durante o mês de março de dois mil e vinte e quatro em uma turma da EJA do IFAL, campus Murici. Assim, entendendo que a leitura é uma atividade complexa, porque envolve diversos fatores para a sua realização, concluímos que os alunos apreenderam os sentidos presentes no poema, demonstraram interesse/apreço ao texto, e fizeram relações com as imagens presentes no poema e suas histórias particulares de vida. Assim, como o próprio conceito de poesia é amplo e subjetivo, também é amplo o efeito que o poema pode causar nos seres humanos, e como é válida a sua presença em sala de aula, pois como afirma Moisés (2005), o texto poético é sempre uma obra inacabada, e que está pronta para ser interpretada e reinterpretada por novos leitores. Logo, essa (re)interpretação é também uma possibilidade de relação entre a literatura e as realidades dos sujeitos.