Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS INFRAESTRUTURAIS: NAVEGANDO PELOS IMPACTOS EDUCACIONAIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM PRECARIEDADE

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a infraestrutura e a qualidade do ensino da Escola Técnica Professora Nicéa Claudino Pinheiro, localizada na cidade de Cajazeiras - PB. Devido a complicações na sua base estrutural do prédio original, está realocada no prédio do Centro Social Urbano (CSU) na referida cidade, o qual não apresenta boas condições estruturais. Nesse contexto, é relevante a investigação acerca da forma como a infraestrutura da escola pode influenciar na aprendizagem e até que ponto isso pode afetar o desenvolvimento do processo educativo dos estudantes. Em contato com outras escolas da mesma região, pode ser observado que algumas dessas instituições, atualmente, não têm estrutura apropriada para a quantidade de alunos matriculados, o que ocasiona superlotação de salas, corredores e até mesmo dificuldades no desenvolvimento das aulas e suas dinâmicas. A partir desse problema, este estudo busca analisar como o espaço escolar interfere negativamente no processo de ensino-aprendizagem. Como metodologia, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica, com embasamento teórico em outros estudos, porém, com adição da experiência que foi presenciada na situação do processo educativo em condições adversas. Na primeira etapa, foi possível observar o funcionamento da unidade escolar, inter-relações de seus componentes, do ambiente e da infraestrutura. Percebeu-se um nível preocupante de abandono e baixo investimento em manutenção do recinto escolar, bem como lotações e ambientes caóticos. Por fim, a observação mostrou diversos desafios enfrentados pelos estudantes no que tange à qualidade do rendimento escolar nas salas com condições piores, por exemplo, a taxa de reprovação do 3º ano do ensino médio é mais elevada em relação ao 1º e 2º ano. Diante do exposto, concluiu-se que o ambiente escolar influencia o processo de ensino-aprendizagem de acordo como esse se apresenta, podendo ser de maneira negativa ou positiva.

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