Esta pesquisa é um recorte do Projeto denominado ‘Educação ambiental e climática para agentes ambientais comunitários dos núcleos de educação ambiental e climática do município do RJ’. Embasado no conceito de educação ambiental crítica, o estudo é fruto do convênio entre o Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental, da Fundação Oswaldo Cruz e a Secretaria Municipal de Ambiente e Clima da cidade do Rio de Janeiro. Nele, foi ministrado um curso de qualificação profissional para 35 Agentes Comunitários (AC) pertencentes a 21 núcleos, dentro da proposta Freireana, utilizando-se de metodologia ativa. Após trabalharmos e discutirmos uma atividade de percepção ambiental com o uso de imagens, foi solicitado que cada AC enviasse duas fotos contemplando um problema ambiental de seu território, destacando-o, indicando e expressando em poucas palavras aquela eleita como ‘Foto 1’, referente ao problema mais importante e/ou urgente. Os dados foram tratados seguindo a técnica de Tematização proposta por Fontoura. Participaram da atividade 32 AC, os quais enviaram 62 fotos no total. Destas, 39 fotos foram consideradas como o principal problema ambiental, sendo objeto de análise deste estudo. Foram identificados quatro temas, dos quais três apresentaram subtemas, sendo o tema mais presente nas imagens ‘Descarte de resíduos sólidos’ (19 fotos), seguido pelos temas ‘Saneamento’ (10 fotos) e ‘Descaso do poder público’ (oito fotos), demonstrando uma percepção ampliada e crítica dos problemas de seus territórios. Em sequência, uma foto representou o quarto tema ‘Ocupações em locais indevidos’, denunciando o crescimento desordenado (acometido em muitos territórios vulneráveis). Finalizando, uma foto foi categorizada como ‘Não se aplica’, por não ter retratado o que foi solicitado na atividade. Sob a luz dos resultados encontrados, consideramos que os estudantes percebem os problemas ambientais de seus territórios, relacionando-os também com ações do poder público, porém confundindo-os, algumas vezes, com suas consequências.