A relação família e escola, na contemporaneidade, continua sendo necessária para formação humana, principalmente a formação infantil numa perspectiva holística. Enquanto a família se encarrega dos afetos, de suprir as necessidades e ensinar os valores e princípios que contribuirão para o caráter da criança, a escola, por sua vez, é a responsável por propiciar atividades que contribuição para formação intelectual desse indivíduo, instigando-o ao desenvolvimento de habilidades essenciais para que ele possa conviver em sociedade. A relação dessas duas instituições facilitará o processo formativo infantil e o fazer pedagógico dos docentes. Tivemos como ponto de partida o questionamento: Quais as contribuições da relação família e escola no processo formativo infantil? Traçamos os objetivos: 1º Conceituar família e escola; 2º Perceber a importância do professor no processo formativo da criança e 3° Identificar as contribuições dessa relação para o processo educativo infantil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa bibliográfica. Pesquisamos artigos e obras de autores renomados que tratam da temática em questão, destacando: Brandão (1993); Freire (1996); Gadotti (2019); Imbérnon (2009), dentre outros. Os resultados principais desse estudo nos mostram que: A família é a primeira instituição formadora do ser humano, aquela que compartilha afetos e ensina valores as crianças; Que a instituição escolar é onde a criança vai construindo sua identidade e aprende/desenvolve valores que a permitirão viver em sociedade; Que aos professores, na contemporaneidade, é exigido o respeito ao saberes dos educandos e que a família e a escola necessitam saber que são instituições que se complementam e que precisam ser lugares agradáveis para suas crianças.