FAMÍLIA E ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114464 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7972 "inscrito_id" => 7837 "titulo" => "FAMÍLIA E ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A relação família e escola, na contemporaneidade, continua sendo necessária para formação humana, principalmente a formação infantil numa perspectiva holística. Enquanto a família se encarrega dos afetos, de suprir as necessidades e ensinar os valores e princípios que contribuirão para o caráter da criança, a escola, por sua vez, é a responsável por propiciar atividades que contribuição para formação intelectual desse indivíduo, instigando-o ao desenvolvimento de habilidades essenciais para que ele possa conviver em sociedade. A relação dessas duas instituições facilitará o processo formativo infantil e o fazer pedagógico dos docentes. Tivemos como ponto de partida o questionamento: Quais as contribuições da relação família e escola no processo formativo infantil? Traçamos os objetivos: 1º Conceituar família e escola; 2º Perceber a importância do professor no processo formativo da criança e 3° Identificar as contribuições dessa relação para o processo educativo infantil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa bibliográfica. Pesquisamos artigos e obras de autores renomados que tratam da temática em questão, destacando: Brandão (1993); Freire (1996); Gadotti (2019); Imbérnon (2009), dentre outros. Os resultados principais desse estudo nos mostram que: A família é a primeira instituição formadora do ser humano, aquela que compartilha afetos e ensina valores as crianças; Que a instituição escolar é onde a criança vai construindo sua identidade e aprende/desenvolve valores que a permitirão viver em sociedade; Que aos professores, na contemporaneidade, é exigido o respeito ao saberes dos educandos e que a família e a escola necessitam saber que são instituições que se complementam e que precisam ser lugares agradáveis para suas crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID7837_TB7972_11082024115853.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INÁCIA ÉRICA DE FARIAS SOBRAL CORLETT" "autor_nome_curto" => "ÉRICA CORLETT" "autor_email" => "ericafariascorlett@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114464 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7972 "inscrito_id" => 7837 "titulo" => "FAMÍLIA E ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A relação família e escola, na contemporaneidade, continua sendo necessária para formação humana, principalmente a formação infantil numa perspectiva holística. Enquanto a família se encarrega dos afetos, de suprir as necessidades e ensinar os valores e princípios que contribuirão para o caráter da criança, a escola, por sua vez, é a responsável por propiciar atividades que contribuição para formação intelectual desse indivíduo, instigando-o ao desenvolvimento de habilidades essenciais para que ele possa conviver em sociedade. A relação dessas duas instituições facilitará o processo formativo infantil e o fazer pedagógico dos docentes. Tivemos como ponto de partida o questionamento: Quais as contribuições da relação família e escola no processo formativo infantil? Traçamos os objetivos: 1º Conceituar família e escola; 2º Perceber a importância do professor no processo formativo da criança e 3° Identificar as contribuições dessa relação para o processo educativo infantil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa bibliográfica. Pesquisamos artigos e obras de autores renomados que tratam da temática em questão, destacando: Brandão (1993); Freire (1996); Gadotti (2019); Imbérnon (2009), dentre outros. Os resultados principais desse estudo nos mostram que: A família é a primeira instituição formadora do ser humano, aquela que compartilha afetos e ensina valores as crianças; Que a instituição escolar é onde a criança vai construindo sua identidade e aprende/desenvolve valores que a permitirão viver em sociedade; Que aos professores, na contemporaneidade, é exigido o respeito ao saberes dos educandos e que a família e a escola necessitam saber que são instituições que se complementam e que precisam ser lugares agradáveis para suas crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID7837_TB7972_11082024115853.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INÁCIA ÉRICA DE FARIAS SOBRAL CORLETT" "autor_nome_curto" => "ÉRICA CORLETT" "autor_email" => "ericafariascorlett@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }