O USO DE VÍDEO AULAS ATRAVÉS DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111892 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4297 "inscrito_id" => 13698 "titulo" => "O USO DE VÍDEO AULAS ATRAVÉS DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico tem crescido de maneira vertiginosa, integrando-se em todos os setores da sociedade e também na prática pedagógica, exigindo uma reflexão sobre impactos das novas tecnologias no processo educacional. A tecnologia ou, para ser mais exato, a técnica, sempre foi algo utilizado na tentativa de facilitar a vida em sociedade o que de fato melhorou não só a possibilidade de comunicação de todos e todas que nela buscam por algo, mas também a prática dos estudos através das plataformas digitais. Tudo se tornou de fácil acesso e de livre alcance, múltiplas portas se abriram para a educação. Diante de tais possibilidade e desafios, pretende-se expor, neste artigo, os dados de uma pesquisa possibilitada através de um levantamento de dados, aplicada em questionários semiestruturados com o quantitativo de 91 alunos da Universidade Federal do Amazonas- Ufam, que teve como objetivo realizar uma análise do YouTube como uma plataforma digital de ensino e aprendizagem. Como metodologia utilizou-se pesquisa descritiva, com uma abordagem quanti- qualitativa, a partir da qual foi possível analisar o fenômeno em pauta. A abordagem quanti-qualitativa foi realizada a partir do levantamento e da amostragem por acessibilidade, considerando que a abordagem quanti-qualitativa permite levantar pontos de vista, opiniões sobre determinados assuntos, reconhecer interesses, descobrir tendências, identificar comportamentos. Dentre os canais analisados no YouTube destaca-se o canal “Pan Sophia” (Toda Sabedoria), que vem sendo utilizado como material didático de ensino e aprendizado com os discentes do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, da Universidade Federal do Amazonas (campus de Parintins). Conclui-se a partir da análise de dados, que as instituições de ensino devem estar atentas aos avanços tecnológicos e seus impactos na vida em sociedade, ampliando inclusive a possibilidade de criar novas metodologias que tornem o ensino criativo e atrativo para alunos e professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13698_TB4297_09102024124050.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELE ALMEIDA DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ADRIELE Almeida" "autor_email" => "almeidaadriele76@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111892 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4297 "inscrito_id" => 13698 "titulo" => "O USO DE VÍDEO AULAS ATRAVÉS DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico tem crescido de maneira vertiginosa, integrando-se em todos os setores da sociedade e também na prática pedagógica, exigindo uma reflexão sobre impactos das novas tecnologias no processo educacional. A tecnologia ou, para ser mais exato, a técnica, sempre foi algo utilizado na tentativa de facilitar a vida em sociedade o que de fato melhorou não só a possibilidade de comunicação de todos e todas que nela buscam por algo, mas também a prática dos estudos através das plataformas digitais. Tudo se tornou de fácil acesso e de livre alcance, múltiplas portas se abriram para a educação. Diante de tais possibilidade e desafios, pretende-se expor, neste artigo, os dados de uma pesquisa possibilitada através de um levantamento de dados, aplicada em questionários semiestruturados com o quantitativo de 91 alunos da Universidade Federal do Amazonas- Ufam, que teve como objetivo realizar uma análise do YouTube como uma plataforma digital de ensino e aprendizagem. Como metodologia utilizou-se pesquisa descritiva, com uma abordagem quanti- qualitativa, a partir da qual foi possível analisar o fenômeno em pauta. A abordagem quanti-qualitativa foi realizada a partir do levantamento e da amostragem por acessibilidade, considerando que a abordagem quanti-qualitativa permite levantar pontos de vista, opiniões sobre determinados assuntos, reconhecer interesses, descobrir tendências, identificar comportamentos. Dentre os canais analisados no YouTube destaca-se o canal “Pan Sophia” (Toda Sabedoria), que vem sendo utilizado como material didático de ensino e aprendizado com os discentes do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, da Universidade Federal do Amazonas (campus de Parintins). Conclui-se a partir da análise de dados, que as instituições de ensino devem estar atentas aos avanços tecnológicos e seus impactos na vida em sociedade, ampliando inclusive a possibilidade de criar novas metodologias que tornem o ensino criativo e atrativo para alunos e professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13698_TB4297_09102024124050.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELE ALMEIDA DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ADRIELE Almeida" "autor_email" => "almeidaadriele76@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }