OTIMIZANDO A INTERAÇÃO DO DOCENTE COM O CHATGPT ATRAVÉS DE MODELOS DE PROMPT
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114451 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7955 "inscrito_id" => 19575 "titulo" => "OTIMIZANDO A INTERAÇÃO DO DOCENTE COM O CHATGPT ATRAVÉS DE MODELOS DE PROMPT" "resumo" => "Este artigo investiga o potencial do ChatGPT, para auxiliar professores e estudantes em suas práticas educacionais, com foco na Engenharia de Prompt, área fundamental para otimizar a comunicação entre humanos e sistemas de IA, a fim de que haja interações qualificadas. A pesquisa analisa três artigos que abordam a importância dos prompts na educação, destacando a clareza, lógica, adaptabilidade e objetivos na formulação dos comandos. A revisão literária revela uma convergência na importância dos prompts para interações eficazes com sistemas de IA, mostrando que a habilidade de formular comandos adequados é essencial para obter respostas relevantes e qualificadas. Apesar dos avanços, a pesquisa enfatiza a necessidade de validação das respostas geradas e de um ajuste iterativo dos comandos para cada contexto. O estudo conclui que a alfabetização em prompts é vital para capacitar professores a oferecer experiências de aprendizagem personalizadas, reconhecendo a IA como uma aliada na educação, mas também conclui que há limitações, como questões éticas e técnicas, que exigem investigação mais aprofundada. O artigo sugere a realização de estudos comparativos futuros para explorar o impacto dos modelos de prompt em contextos específicos de sala de aula e outras áreas promissoras, como avaliação educacional e currículos adaptativos. Inteligência Artificial, Engenharia de Prompt, ChatGPT, Educação, Produção Textual." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19575_TB7955_11102024161827.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA APARECIDA DE SOUZA COTRIM" "autor_nome_curto" => "SONIA APARECIDA" "autor_email" => "sonia.cotrim@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114451 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7955 "inscrito_id" => 19575 "titulo" => "OTIMIZANDO A INTERAÇÃO DO DOCENTE COM O CHATGPT ATRAVÉS DE MODELOS DE PROMPT" "resumo" => "Este artigo investiga o potencial do ChatGPT, para auxiliar professores e estudantes em suas práticas educacionais, com foco na Engenharia de Prompt, área fundamental para otimizar a comunicação entre humanos e sistemas de IA, a fim de que haja interações qualificadas. A pesquisa analisa três artigos que abordam a importância dos prompts na educação, destacando a clareza, lógica, adaptabilidade e objetivos na formulação dos comandos. A revisão literária revela uma convergência na importância dos prompts para interações eficazes com sistemas de IA, mostrando que a habilidade de formular comandos adequados é essencial para obter respostas relevantes e qualificadas. Apesar dos avanços, a pesquisa enfatiza a necessidade de validação das respostas geradas e de um ajuste iterativo dos comandos para cada contexto. O estudo conclui que a alfabetização em prompts é vital para capacitar professores a oferecer experiências de aprendizagem personalizadas, reconhecendo a IA como uma aliada na educação, mas também conclui que há limitações, como questões éticas e técnicas, que exigem investigação mais aprofundada. O artigo sugere a realização de estudos comparativos futuros para explorar o impacto dos modelos de prompt em contextos específicos de sala de aula e outras áreas promissoras, como avaliação educacional e currículos adaptativos. Inteligência Artificial, Engenharia de Prompt, ChatGPT, Educação, Produção Textual." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19575_TB7955_11102024161827.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA APARECIDA DE SOUZA COTRIM" "autor_nome_curto" => "SONIA APARECIDA" "autor_email" => "sonia.cotrim@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }