O presente trabalho foi um projeto desenvolvido na Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC) da Universidade Estadual de Campinas. Teve como objetivo tornar acessível às crianças a literatura infantil, indígena e afro-brasileira e oportunizar através disso, representatividade etno-cultural a essas crianças. Para tanto, o projeto teve a participação de alunos bolsistas da graduação, de diversos cursos e etnias, junto às professoras da creche. Os bolsistas eram inseridos na rotina, onde participavam e conduziam os momentos de contação de histórias, auxiliando as professoras na elaboração de propostas, organizando materiais para as vivências e selecionando o acervo de literatura infantil, indígena e afro-brasileira, da biblioteca da instituição. As atividades aconteceram em diversos locais da creche, com materiais e recursos diversificados. O projeto teve uma grande adesão e participação de alunos indígenas da Universidade, que trouxeram para as crianças além de contos e historias também costumes e tradições de suas comunidades. Os resultados alcançados com o trabalho foi, a ampliação do repertorio cultural das crianças e professoras da DEdIC, representatividade, mas também respeito e uma valorização à essa diversidade, através do contato com esses estudantes, que além de contribuir para tornar prazeroso o hábito de leitura às crianças, oportunizaram o compartilhamento do seus saberes e culturas.