As unidades dos CCI situadas na cidade de Fortaleza funcionam em espaços alugados em diversos shopping centers da capital cearense, com exceção do CCI Conjunto Ceará, que tem como sede uma escola adaptada. Todos os docentes que atuam nos CCI, sejam eles efetivos ou temporários passaram por um processo seletivo organizado e conduzido pela Secretaria da Educação. Os cursos são divididos em até seis módulos, indo do nível A1 a B1, de acordo com o que rege o quadro comum europeu de ensino de línguas. Ao longo do curso, que aborda a metodologia comunicativa, os alunos são envolvidos em atividades de aprendizagem e desenvolvem não somente o conhecimento específico da língua, como também aspectos culturais e regionais dos falantes dos idiomas estudados. Nesse sentido, o Centro Cearense de Idiomas, objeto de estudo neste trabalho, foi analisado quanto ao impacto de suas atividades para o processo de qualificação dos estudantes e de aspectos relacionados à inclusão social. Utilizando-se de pesquisa exploratória-descritiva, de natureza qualitativa, consistindo em pesquisa de estudo de caso, mais especificamente focada no Centro Cearenses de Idiomas Unidade Presidente Kennedy, localizado na cidade de Fortaleza. A partir das concepções de teóricos como Bakhtin(2017), Moran(2019), Bacich(2015), além de documentos fundacionais disponibilizados pela Secretaria da Educação e a legislação pertinente, seja nacional ou estadual, buscou-se descrever o processo de aprendizagem dos alunos, o potencial dos Centros de Idiomas e analisar o Programa Centro Cearense de Idiomas, do governo do Estado do Ceará, como política pública de qualificação estudantil e de inclusão social, com capacidade de trazer benefícios para os estudantes do ensino médio das escolas públicas da rede estadual do Estado.