Na psicologia, o período da terceira infância é o que coloca em destaque as dúvidas sobre corpo, sexualidade, gênero e formação de personalidade. Além disso, destaca também a curiosidade não somente sobre o próprio corpo, como também sobre o corpo do outro. Juntamente a esses tópicos, noções como as relações familiares, a tecnologia e o acesso do adolescente a um diálogo respeitoso e confiável com indivíduos mais velhos a fim de sanar dúvidas, se põem como peças fundamentais no próprio desenvolvimento. Apesar de algumas escolas abordarem o assunto da anatomia e fisiologia do corpo humano, nem sempre é possível explorar em detalhes devido às limitações de tempo e recursos nas escolas. Diante desse cenário, o objetivo do trabalho consistiu em identificar as dúvidas e curiosidades mais frequentes dos alunos da disciplina de Biologia I dos cursos técnicos Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande, priorizando as questões que tangem a anatomia e a fisiologia do corpo adolescente. Para tanto, a coleta de dados ocorreu durante o quarto bimestre de 2023 de acordo com o Calendário Acadêmico do IFRS - Campus Rio Grande, especificamente nas aulas de fisiologia humana (noções), onde uma caixa foi disponibilizada para os alunos depositarem perguntas anonimamente. Após a coleta de dados, identificamos 175 perguntas diversas, agrupadas em 10 categorias, abordando temas como características, doenças e sistemas do corpo humano. Com base nessa classificação, está em andamento a criação de um manual contendo respostas para essas dúvidas, visando beneficiar os estudantes da instituição. Essa iniciativa visa suprir lacunas na compreensão dos alunos sobre anatomia e fisiologia do corpo humano, promovendo um ambiente educacional mais esclarecedor e acessível.