AULAS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES E DÚVIDAS SOBRE O CORPO HUMANO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109519 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 907 "inscrito_id" => 7383 "titulo" => "AULAS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES E DÚVIDAS SOBRE O CORPO HUMANO" "resumo" => "Na psicologia, o período da terceira infância é o que coloca em destaque as dúvidas sobre corpo, sexualidade, gênero e formação de personalidade. Além disso, destaca também a curiosidade não somente sobre o próprio corpo, como também sobre o corpo do outro. Juntamente a esses tópicos, noções como as relações familiares, a tecnologia e o acesso do adolescente a um diálogo respeitoso e confiável com indivíduos mais velhos a fim de sanar dúvidas, se põem como peças fundamentais no próprio desenvolvimento. Apesar de algumas escolas abordarem o assunto da anatomia e fisiologia do corpo humano, nem sempre é possível explorar em detalhes devido às limitações de tempo e recursos nas escolas. Diante desse cenário, o objetivo do trabalho consistiu em identificar as dúvidas e curiosidades mais frequentes dos alunos da disciplina de Biologia I dos cursos técnicos Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande, priorizando as questões que tangem a anatomia e a fisiologia do corpo adolescente. Para tanto, a coleta de dados ocorreu durante o quarto bimestre de 2023 de acordo com o Calendário Acadêmico do IFRS - Campus Rio Grande, especificamente nas aulas de fisiologia humana (noções), onde uma caixa foi disponibilizada para os alunos depositarem perguntas anonimamente. Após a coleta de dados, identificamos 175 perguntas diversas, agrupadas em 10 categorias, abordando temas como características, doenças e sistemas do corpo humano. Com base nessa classificação, está em andamento a criação de um manual contendo respostas para essas dúvidas, visando beneficiar os estudantes da instituição. Essa iniciativa visa suprir lacunas na compreensão dos alunos sobre anatomia e fisiologia do corpo humano, promovendo um ambiente educacional mais esclarecedor e acessível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7383_TB907_29022024163311.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA COPSTEIN CUCHIARA" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "cccuchiara@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109519 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 907 "inscrito_id" => 7383 "titulo" => "AULAS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES E DÚVIDAS SOBRE O CORPO HUMANO" "resumo" => "Na psicologia, o período da terceira infância é o que coloca em destaque as dúvidas sobre corpo, sexualidade, gênero e formação de personalidade. Além disso, destaca também a curiosidade não somente sobre o próprio corpo, como também sobre o corpo do outro. Juntamente a esses tópicos, noções como as relações familiares, a tecnologia e o acesso do adolescente a um diálogo respeitoso e confiável com indivíduos mais velhos a fim de sanar dúvidas, se põem como peças fundamentais no próprio desenvolvimento. Apesar de algumas escolas abordarem o assunto da anatomia e fisiologia do corpo humano, nem sempre é possível explorar em detalhes devido às limitações de tempo e recursos nas escolas. Diante desse cenário, o objetivo do trabalho consistiu em identificar as dúvidas e curiosidades mais frequentes dos alunos da disciplina de Biologia I dos cursos técnicos Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande, priorizando as questões que tangem a anatomia e a fisiologia do corpo adolescente. Para tanto, a coleta de dados ocorreu durante o quarto bimestre de 2023 de acordo com o Calendário Acadêmico do IFRS - Campus Rio Grande, especificamente nas aulas de fisiologia humana (noções), onde uma caixa foi disponibilizada para os alunos depositarem perguntas anonimamente. Após a coleta de dados, identificamos 175 perguntas diversas, agrupadas em 10 categorias, abordando temas como características, doenças e sistemas do corpo humano. Com base nessa classificação, está em andamento a criação de um manual contendo respostas para essas dúvidas, visando beneficiar os estudantes da instituição. Essa iniciativa visa suprir lacunas na compreensão dos alunos sobre anatomia e fisiologia do corpo humano, promovendo um ambiente educacional mais esclarecedor e acessível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7383_TB907_29022024163311.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA COPSTEIN CUCHIARA" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "cccuchiara@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }