Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O BRINCAR HEURÍSTICO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO A Educação Infantil tem como eixos estruturantes as brincadeiras e interações previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa organização curricular nos ajuda a compreender a criança como sujeito ativo, competente e capaz de construir conhecimento por meio das brincadeiras. Contrapondo tais documentos, observa-se o predomínio de práticas transmissivas na maioria das instituições de Educação Infantil públicas. Além disso, prevalece ainda a ausência de espaços e planejamentos voltados para as necessidades de desenvolvimento integral das crianças. Frente a essa situação, buscamos alternativas teóricas e práticas que transformassem essa realidade. E assim, conhecemos o brincar Heurístico, uma abordagem desenvolvida pela a educadora Inglesa Elionor Goldschimied, com o objetivo de qualificar as aprendizagens das crianças e fornecer diferentes possibilidades de exploração por meio de materiais do cotidiano, como por exemplo, elementos da natureza, metais, tecidos, cordas, borracha, couro, objetos contáveis e não contáveis, entre outros. Nesse sentido, o estudo em questão busca responder o seguinte questionamento: Como o Brincar Heurístico pode contribuir para a aprendizagem das crianças na Educação infantil? A partir disso, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo como o objetivo de levantar dados que nos ajudassem a delinear o processo de aprendizagem das crianças por meio do brincar Heurístico. Essa perspectiva permite que as crianças sejam protagonistas na construção do seu conhecimento de forma prazerosa. Além disso, está em consonância com os direitos da criança brincar, explorar, expressar, conviver, participar e conhecer-se, ou seja, está alinhada a BNCC. É importante ressaltar também a relevância do trabalho do professor pois exige deste, uma intencionalidade acompanhada de monitoramento, observação e alinhamento com os documentos que norteiam o trabalho pedagógico. Dessa forma, o brincar heurístico surge como alternativa inovadora da ação pedagógica, pois diferente das experiências com materiais industrializados, essa abordagem vai além das práticas convencionais e tem como foco principal a qualidade das brincadeiras ofertadas às crianças tornando-as sujeitos criativos, pesquisadores, construtores diretos da sua história. Palavras-chave: Educação Infantil, Brincar Heurístico, Aprendizagem.

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