Com o avanço tecnológico, a automação dos processos burocráticos torna-se uma realidade cada vez mais presente, especialmente na administração de recursos organizacionais. Na área da educação, a integração da tecnologia é fundamental para aprimorar a eficiência e a gestão. Este trabalho aborda a problemática da ausência de um sistema informatizado eficaz na instituição de ensino para gerenciar o estoque de insumos e controlar a produção das refeições escolares, apontando para uma lacuna na administração desses processos cruciais. O objetivo deste estudo é desenvolver um protótipo de sistema de informação para auxiliar na gestão da merenda escolar, desde a chegada dos insumos ao estoque até a produção final. O sistema visa automatizar e otimizar o controle de inventário, prever necessidades futuras com base no consumo histórico e assegurar que a produção das refeições seja eficiente, alinhando-se aos princípios da ODS 12. A ODS 12, parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, visa assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis, promovendo a educação e a conscientização para o consumo responsável. Para isso, adotou-se o modelo easYProcess (YP) da engenharia de software como guia para o desenvolvimento. Após a elaboração do protótipo, foi conduzida uma pesquisa qualitativa junto à comunidade escolar para apresentar a ideia, avaliá-la e receber sugestões de aprimoramento. A pesquisa envolveu entrevistas e grupos focais com administradores escolares, funcionários da cozinha e alunos, visando obter uma visão abrangente das expectativas e preocupações de todos os stakeholders. Os resultados revelaram que a proposta está alinhada às necessidades da gestão escolar, sendo reconhecida como uma ferramenta crucial na tomada de decisões, além de contribuir para a melhoria da logística de produção da merenda. A comunidade escolar destacou a importância de um sistema intuitivo e fácil de usar, garantindo que todos os envolvidos possam operá-lo com eficiência.