Este estudo apresenta uma aplicação da ideia de razão entre duas grandezas a partir de uma atividade prática sobre Escala, desenvolvida com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública da Bahia. Com o objetivo de analisar como ocorre o processo de aprendizagem do conteúdo matemático, escala, numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma atividade investigativa. A atividade foi desenvolvida em três etapa: I – organização das equipes e distribuição das tarefas a serem desenvolvidas por cada estudante; II – medindo a escola, nessa etapa, cada equipe recebeu a tarefa de medir uma parte da escola utilizando uma fita métrica; III – sistematização da informações obtidas e apresentação dos resultados encontrados. Para a análise dos resultados obtidos no decorrer dessa atividade foram utilizadas as observações feitas pela professora-pesquisadora, fotos, rascunhos feitos pelos estudantes e o relatório escrito que foi entregue por cada equipe no final da atividade. Os resultados obtidos demonstram que a atividade proporcionou a compreensão do objeto matemático, Escala, de forma prática e dinâmica, possibilitando a adequação desse conhecimento.