O USO DO GOOGLE COLAB NA DISCIPLINA DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA ANÁLISE DAS SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113385 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6438 "inscrito_id" => 16928 "titulo" => "O USO DO GOOGLE COLAB NA DISCIPLINA DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA ANÁLISE DAS SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente artigo aborda o uso do Google Colab como ferramenta no Ensino de Matemática, com ênfase na disciplina de Cálculo Numérico. Diante do desafio constante enfrentado por educadores e estudantes nessa área, o estudo investiga as potencialidades e limitações dessa ferramenta tecnológica no contexto educacional. Por isso, o objetivo deste trabalho é analisar criticamente o uso do Google Colab no Ensino de Matemática, especialmente no que diz respeito ao Cálculo Numérico. Para tanto, busca-se compreender como essa ferramenta pode ser efetivamente utilizada no processo de ensino e aprendizagem, identificando os desafios enfrentados por professores e alunos. A metodologia empregada neste estudo deu-se por meio deu uma abordagem quali-quantitativa. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o uso de Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática, com foco específico no Google Colab, as principais funcionalidades desta ferramenta e uma breve abordagem sobre a disciplina supracitada bem como uma demonstração prática do método de Newton-Raphson. Em seguida, foram aplicados questionários aos estudantes do curso de Matemática da UEMA/Campus Balsas e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da UFMA/Campus Balsas, bem como uma entrevista com o professor responsável pela disciplina de Cálculo Numérico na UFMA. Os resultados obtidos destacaram a relevância do Google Colab como uma ferramenta promissora, proporcionando novas possibilidades para o trabalho com conceitos matemáticos complexos. Com isso, conclui-se que o Google Colab mostra-se promissor no Ensino de Matemática, especialmente no Cálculo Numérico. Embora ofereça novas possibilidades para o aprendizado de conceitos complexos, ainda há desafios a superar. Assim, é fundamental continuar aprimorando sua integração no ambiente educacional para maximizar seu potencial. Este estudo pode orientar futuras pesquisas e práticas educacionais, contribuindo para o avanço do Ensino de Matemática com o uso de ferramentas tecnológicas inovadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16928_TB6438_25102024210353.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO DA SILVA MATIAS" "autor_nome_curto" => "ADRIANO MATIAS" "autor_email" => "mathyas.adryano002@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113385 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6438 "inscrito_id" => 16928 "titulo" => "O USO DO GOOGLE COLAB NA DISCIPLINA DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA ANÁLISE DAS SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente artigo aborda o uso do Google Colab como ferramenta no Ensino de Matemática, com ênfase na disciplina de Cálculo Numérico. Diante do desafio constante enfrentado por educadores e estudantes nessa área, o estudo investiga as potencialidades e limitações dessa ferramenta tecnológica no contexto educacional. Por isso, o objetivo deste trabalho é analisar criticamente o uso do Google Colab no Ensino de Matemática, especialmente no que diz respeito ao Cálculo Numérico. Para tanto, busca-se compreender como essa ferramenta pode ser efetivamente utilizada no processo de ensino e aprendizagem, identificando os desafios enfrentados por professores e alunos. A metodologia empregada neste estudo deu-se por meio deu uma abordagem quali-quantitativa. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o uso de Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática, com foco específico no Google Colab, as principais funcionalidades desta ferramenta e uma breve abordagem sobre a disciplina supracitada bem como uma demonstração prática do método de Newton-Raphson. Em seguida, foram aplicados questionários aos estudantes do curso de Matemática da UEMA/Campus Balsas e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da UFMA/Campus Balsas, bem como uma entrevista com o professor responsável pela disciplina de Cálculo Numérico na UFMA. Os resultados obtidos destacaram a relevância do Google Colab como uma ferramenta promissora, proporcionando novas possibilidades para o trabalho com conceitos matemáticos complexos. Com isso, conclui-se que o Google Colab mostra-se promissor no Ensino de Matemática, especialmente no Cálculo Numérico. Embora ofereça novas possibilidades para o aprendizado de conceitos complexos, ainda há desafios a superar. Assim, é fundamental continuar aprimorando sua integração no ambiente educacional para maximizar seu potencial. Este estudo pode orientar futuras pesquisas e práticas educacionais, contribuindo para o avanço do Ensino de Matemática com o uso de ferramentas tecnológicas inovadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16928_TB6438_25102024210353.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO DA SILVA MATIAS" "autor_nome_curto" => "ADRIANO MATIAS" "autor_email" => "mathyas.adryano002@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }