Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO GOOGLE COLAB NA DISCIPLINA DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA ANÁLISE DAS SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113385
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6438
    "inscrito_id" => 16928
    "titulo" => "O USO DO GOOGLE COLAB NA DISCIPLINA DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA ANÁLISE DAS SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo aborda o uso do Google Colab como ferramenta no Ensino de Matemática, com ênfase na disciplina de Cálculo Numérico. Diante do desafio constante enfrentado por educadores e estudantes nessa área, o estudo investiga as potencialidades e limitações dessa ferramenta tecnológica no contexto educacional. Por isso, o objetivo deste trabalho é analisar criticamente o uso do Google Colab no Ensino de Matemática, especialmente no que diz respeito ao Cálculo Numérico. Para tanto, busca-se compreender como essa ferramenta pode ser efetivamente utilizada no processo de ensino e aprendizagem, identificando os desafios enfrentados por professores e alunos. A metodologia empregada neste estudo deu-se por meio deu uma abordagem quali-quantitativa. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o uso de Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática, com foco específico no Google Colab, as principais funcionalidades desta ferramenta e uma breve abordagem sobre a disciplina supracitada bem como uma demonstração prática do método de Newton-Raphson. Em seguida, foram aplicados questionários aos estudantes do curso de Matemática da UEMA/Campus Balsas e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da UFMA/Campus Balsas, bem como uma entrevista com o professor responsável pela disciplina de Cálculo Numérico na UFMA. Os resultados obtidos destacaram a relevância do Google Colab como uma ferramenta promissora, proporcionando novas possibilidades para o trabalho com conceitos matemáticos complexos. Com isso, conclui-se que o Google Colab mostra-se promissor no Ensino de Matemática, especialmente no Cálculo Numérico. Embora ofereça novas possibilidades para o aprendizado de conceitos complexos, ainda há desafios a superar. Assim, é fundamental continuar aprimorando sua integração no ambiente educacional para maximizar seu potencial. Este estudo pode orientar futuras pesquisas e práticas educacionais, contribuindo para o avanço do Ensino de Matemática com o uso de ferramentas tecnológicas inovadoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16928_TB6438_25102024210353.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO DA SILVA MATIAS"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO MATIAS"
    "autor_email" => "mathyas.adryano002@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113385
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6438
    "inscrito_id" => 16928
    "titulo" => "O USO DO GOOGLE COLAB NA DISCIPLINA DE CÁLCULO NUMÉRICO: UMA ANÁLISE DAS SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo aborda o uso do Google Colab como ferramenta no Ensino de Matemática, com ênfase na disciplina de Cálculo Numérico. Diante do desafio constante enfrentado por educadores e estudantes nessa área, o estudo investiga as potencialidades e limitações dessa ferramenta tecnológica no contexto educacional. Por isso, o objetivo deste trabalho é analisar criticamente o uso do Google Colab no Ensino de Matemática, especialmente no que diz respeito ao Cálculo Numérico. Para tanto, busca-se compreender como essa ferramenta pode ser efetivamente utilizada no processo de ensino e aprendizagem, identificando os desafios enfrentados por professores e alunos. A metodologia empregada neste estudo deu-se por meio deu uma abordagem quali-quantitativa. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o uso de Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática, com foco específico no Google Colab, as principais funcionalidades desta ferramenta e uma breve abordagem sobre a disciplina supracitada bem como uma demonstração prática do método de Newton-Raphson. Em seguida, foram aplicados questionários aos estudantes do curso de Matemática da UEMA/Campus Balsas e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da UFMA/Campus Balsas, bem como uma entrevista com o professor responsável pela disciplina de Cálculo Numérico na UFMA. Os resultados obtidos destacaram a relevância do Google Colab como uma ferramenta promissora, proporcionando novas possibilidades para o trabalho com conceitos matemáticos complexos. Com isso, conclui-se que o Google Colab mostra-se promissor no Ensino de Matemática, especialmente no Cálculo Numérico. Embora ofereça novas possibilidades para o aprendizado de conceitos complexos, ainda há desafios a superar. Assim, é fundamental continuar aprimorando sua integração no ambiente educacional para maximizar seu potencial. Este estudo pode orientar futuras pesquisas e práticas educacionais, contribuindo para o avanço do Ensino de Matemática com o uso de ferramentas tecnológicas inovadoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16928_TB6438_25102024210353.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO DA SILVA MATIAS"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO MATIAS"
    "autor_email" => "mathyas.adryano002@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo aborda o uso do Google Colab como ferramenta no Ensino de Matemática, com ênfase na disciplina de Cálculo Numérico. Diante do desafio constante enfrentado por educadores e estudantes nessa área, o estudo investiga as potencialidades e limitações dessa ferramenta tecnológica no contexto educacional. Por isso, o objetivo deste trabalho é analisar criticamente o uso do Google Colab no Ensino de Matemática, especialmente no que diz respeito ao Cálculo Numérico. Para tanto, busca-se compreender como essa ferramenta pode ser efetivamente utilizada no processo de ensino e aprendizagem, identificando os desafios enfrentados por professores e alunos. A metodologia empregada neste estudo deu-se por meio deu uma abordagem quali-quantitativa. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o uso de Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática, com foco específico no Google Colab, as principais funcionalidades desta ferramenta e uma breve abordagem sobre a disciplina supracitada bem como uma demonstração prática do método de Newton-Raphson. Em seguida, foram aplicados questionários aos estudantes do curso de Matemática da UEMA/Campus Balsas e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da UFMA/Campus Balsas, bem como uma entrevista com o professor responsável pela disciplina de Cálculo Numérico na UFMA. Os resultados obtidos destacaram a relevância do Google Colab como uma ferramenta promissora, proporcionando novas possibilidades para o trabalho com conceitos matemáticos complexos. Com isso, conclui-se que o Google Colab mostra-se promissor no Ensino de Matemática, especialmente no Cálculo Numérico. Embora ofereça novas possibilidades para o aprendizado de conceitos complexos, ainda há desafios a superar. Assim, é fundamental continuar aprimorando sua integração no ambiente educacional para maximizar seu potencial. Este estudo pode orientar futuras pesquisas e práticas educacionais, contribuindo para o avanço do Ensino de Matemática com o uso de ferramentas tecnológicas inovadoras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.