Vivenciamos momentos desafiadores na nossa educação e mediante pesquisas com observações, estudos e formações os docentes ainda se encontram perdidos no Processo de Alfabetização. Se questionam sempre dizendo: O que vou fazer? Qual o melhor caminho a seguir? Qual o melhor método? Por que Pedro aprende e Joana não consegue aprender? Existe uma metodologia eficaz? Infelizmente é dessa forma que os docentes do 1º e 2º do Ensino Fundamental Anos Iniciais encaram está triste realidade, sabendo também eles que serão cobrados no final do ano letivo e a maior preocupação é a aprendizagem das crianças. Foi com base nestas angustias que realizamos este trabalho de pesquisa, para melhor entendermos como deve ocorrer o Processo de Ensino Aprendizagem na Alfabetização e no Letramento. E o que fazer para se construir as habilidades essenciais do processo alfabetizador. Por isso, acreditamos que se faz necessário seguir alguns passos fundamentais de forma contextualizada e significativa, para as crianças não limitando-se apenas em ensinar os sinais gráficos e com seus respectivos sons de maneira tradicional, é preciso que as crianças comecem a compreender a construção do Princípio Alfabético, desde a identificação das letras, desde a Pré-Escola, a composição de sílabas com suas famílias silábicas, a formação de palavras, frases pequenos textos e chegar a uma Fluência Leitora que será cobrada no 2º Ano do Ensino Fundamental como parte integrante da consolidação da Alfabetização e do Letramento.