O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma proposta interdisciplinar dos componentes História e Cultura dos Povos Indígenas e Processos de Alfabetização e Letramento no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia. Após a realização de estudos específicos em cada componente, foi definido o seguinte objetivo que fundamentará este trabalho: compreender as contribuições dos jogos didáticos envolvendo as habilidades da consciência fonológica e as palavras do Tupi antigo para o processo de alfabetização. Para tanto, utilizamos como base conceitual Santos (2019) e Porto (2020) que abordam acerca da influência e da presença do tronco Tupi na nossa língua atual, além de Morais (2012) e Soares (2020) que tratam da importância do desenvolvimento da consciência fonológica no processo de aquisição do sistema de escrita. Para a produção dos jogos didáticos, buscamos inspiração na Caixa de Jogos do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (2009). Deste modo, foi confeccionado o jogo “Construindo palavras” com o objetivo de refletir acerca dos sons que compõem as palavras, especialmente nomes de alimentos a partir do uso de palavras do Tupi antigo que fazem parte do nosso cotidiano. A metodologia utilizada para apresentação do percurso de estudo vivenciado será o relato de experiência, compreendido a partir da perspectiva de Mussi, Flores e Almeida (2021). Através da análise realizada, compreendeu-se que os jogos possuem potencial significativo para envolver as crianças no processo de aprendizagem, além de se mostrar um recurso motivador para outras abordagens didáticas. Além disso, percebeu-se que há pouco conhecimento acerca da influência do Tupi no nosso cotidiano, a começar pela experiência dos graduandos de Pedagogia, bem como foram identificados possíveis avanços inerentes ao trabalho com a consciência fonológica e a aquisição da língua escrita.