À medida que a tecnologia se torna uma presença cada vez mais constante na educação, especialmente nas abordagens pedagógicas, surge a necessidade de revisar e fortalecer os métodos de ensino empregados. Este artigo investiga o papel das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na criação de experiências educacionais personalizadas. Através de uma abordagem quantitativa, foram aplicados questionários a educadores do Ensino Fundamental Anos Iniciais de duas instituições de ensino para avaliar como as TDIC contribuem para a personalização do aprendizado. O referencial teórico fundamenta-se nas ideias de estudiosos que ressaltam o potencial das TDIC para ajustar o ensino às necessidades individuais dos alunos. Os dados coletados revelam que as TDIC facilitam a adaptação do currículo, permitindo que os educadores modifiquem conteúdos e métodos pedagógicos conforme o ritmo e estilo de aprendizagem de cada estudante. Além disso, as tecnologias digitais incentivam um ambiente de aprendizado mais interativo e envolvente, aumentando a motivação e o engajamento dos alunos. A pesquisa conclui que a implementação eficaz de uma educação personalizada mediada por TDIC exige investimentos em infraestrutura tecnológica e na formação contínua dos professores. Este estudo destaca a importância dos professores adotarem uma postura receptiva em relação à inovação tecnológica e à personalização do ensino, reconhecendo seu papel inovador no aprimoramento da qualidade da educação.