Uma das premissas fundamentais da educação no ensino superior é fomentar a criação de canais de comunicação eficazes entre a universidade e a sociedade, estabelecendo uma interligação abrangente entre os três pilares essenciais: ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, a Residência pedagógica se caracteriza como um programa acadêmico que propicia aos discentes, matriculados nos cursos de licenciatura uma formação crítica, holística e plural, bem como o aprimoramento das competências e habilidades inerentes ao exercício da docência, permitindo que os futuros professores construam e moldem a sua prática docente. Além disso, contribui para consolidar a relação entre teoria e prática no processo formativo, ao passo que a atuação dos residentes, na escola-campo, beneficia tanto os discentes envolvidos quanto o sistema educacional como um todo. O presente estudo busca analisar a relevância da residência pedagógica como espaço privilegiado para a formação inicial e construção de uma identidade docente diversificada e flexível. As atividades estão sendo desenvolvidas na Escola Sesquicentenário, localizada no Bairro dos Estados, em João Pessoa-PB. As ações contam com: aulas expositivas, uso de metodologias ativas, elaboração de relatórios, atividades práticas e estudos da base teórica. Dessa forma, a colaboração e o engajamento dos residentes, preceptores e coordenador são fundamentais para o sucesso do programa. Com isso, espera-se que ao final do projeto, os métodos de ensino tradicionais sejam desafiados e que a inserção de estratégias metodológicas coloque os discentes como protagonistas no processo de ensino aprendizagem e permita a imersão dos futuros docentes num modelo de educação transformadora que esteja em consonância com a concepção de educação como recomendado pela UNESCO, que envolve as dimensões de aprender a conhecer, fazer, conviver e ser.