RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UFPB ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109927 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1494 "inscrito_id" => 6093 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UFPB ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "Uma das premissas fundamentais da educação no ensino superior é fomentar a criação de canais de comunicação eficazes entre a universidade e a sociedade, estabelecendo uma interligação abrangente entre os três pilares essenciais: ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, a Residência pedagógica se caracteriza como um programa acadêmico que propicia aos discentes, matriculados nos cursos de licenciatura uma formação crítica, holística e plural, bem como o aprimoramento das competências e habilidades inerentes ao exercício da docência, permitindo que os futuros professores construam e moldem a sua prática docente. Além disso, contribui para consolidar a relação entre teoria e prática no processo formativo, ao passo que a atuação dos residentes, na escola-campo, beneficia tanto os discentes envolvidos quanto o sistema educacional como um todo. O presente estudo busca analisar a relevância da residência pedagógica como espaço privilegiado para a formação inicial e construção de uma identidade docente diversificada e flexível. As atividades estão sendo desenvolvidas na Escola Sesquicentenário, localizada no Bairro dos Estados, em João Pessoa-PB. As ações contam com: aulas expositivas, uso de metodologias ativas, elaboração de relatórios, atividades práticas e estudos da base teórica. Dessa forma, a colaboração e o engajamento dos residentes, preceptores e coordenador são fundamentais para o sucesso do programa. Com isso, espera-se que ao final do projeto, os métodos de ensino tradicionais sejam desafiados e que a inserção de estratégias metodológicas coloque os discentes como protagonistas no processo de ensino aprendizagem e permita a imersão dos futuros docentes num modelo de educação transformadora que esteja em consonância com a concepção de educação como recomendado pela UNESCO, que envolve as dimensões de aprender a conhecer, fazer, conviver e ser." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6093_TB1494_29022024231854.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERIKY LUCAS SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HERIKY" "autor_email" => "heriky.lucas@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109927 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1494 "inscrito_id" => 6093 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UFPB ENQUANTO ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "Uma das premissas fundamentais da educação no ensino superior é fomentar a criação de canais de comunicação eficazes entre a universidade e a sociedade, estabelecendo uma interligação abrangente entre os três pilares essenciais: ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, a Residência pedagógica se caracteriza como um programa acadêmico que propicia aos discentes, matriculados nos cursos de licenciatura uma formação crítica, holística e plural, bem como o aprimoramento das competências e habilidades inerentes ao exercício da docência, permitindo que os futuros professores construam e moldem a sua prática docente. Além disso, contribui para consolidar a relação entre teoria e prática no processo formativo, ao passo que a atuação dos residentes, na escola-campo, beneficia tanto os discentes envolvidos quanto o sistema educacional como um todo. O presente estudo busca analisar a relevância da residência pedagógica como espaço privilegiado para a formação inicial e construção de uma identidade docente diversificada e flexível. As atividades estão sendo desenvolvidas na Escola Sesquicentenário, localizada no Bairro dos Estados, em João Pessoa-PB. As ações contam com: aulas expositivas, uso de metodologias ativas, elaboração de relatórios, atividades práticas e estudos da base teórica. Dessa forma, a colaboração e o engajamento dos residentes, preceptores e coordenador são fundamentais para o sucesso do programa. Com isso, espera-se que ao final do projeto, os métodos de ensino tradicionais sejam desafiados e que a inserção de estratégias metodológicas coloque os discentes como protagonistas no processo de ensino aprendizagem e permita a imersão dos futuros docentes num modelo de educação transformadora que esteja em consonância com a concepção de educação como recomendado pela UNESCO, que envolve as dimensões de aprender a conhecer, fazer, conviver e ser." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6093_TB1494_29022024231854.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERIKY LUCAS SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HERIKY" "autor_email" => "heriky.lucas@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }