Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE CAATINGA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112427
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5051
    "inscrito_id" => 12695
    "titulo" => "ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE CAATINGA"
    "resumo" => "Em uma educação contemporânea, o ensino de Biologia precisa desempenhar relevante papel social, na construção do conhecimento com foco na alfabetização científica, incentivando os alunos a conhecerem sobre a diversidade existente na região semiárida, e refletirem criticamente sobre a necessidade e a importância da preservação da biodiversidade no Bioma Caatinga. Nessa perspectiva, o trabalho objetivou analisar os conhecimentos dos estudantes de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública, a respeito da biodiversidade da fauna e flora do Bioma Caatinga. O presente estudo foi realizado com o desenvolvimento de uma sequência didática durante o período de regência, no Programa Residência Pedagógica (PRP), no município de Limoeiro do Norte - CE, tendo como público-alvo 41 alunos da 1ª série matriculados na Disciplina Eletiva Biodiversidade da Caatinga, contemplando o Novo Ensino Médio (NEM). A tipologia da pesquisa caracterizou-se quanto à natureza como básica, e em relação aos objetivos como exploratória, com abordagem qualitativa, na perspectiva de compreender a evolução do conhecimento dos alunos mediante as etapas planejadas da sequência didática, que ocorreu em um período de duas semanas, com carga horária total de 4 horas/aulas. Foi possível perceber que a associabilidade da aula teórica, em sala de aula, com a prática, em campo, como estratégia pedagógica propiciou uma maior participação dos alunos, o que facilitou a evolução da aprendizagem. Os resultados da sequência didática foram significativos, pois os alunos conseguiram observar, considerando cada uma de suas realidades, a temática explorada em sala de aula. Portanto, evidenciou-se que os objetivos planejados foram alcançados por meio da adoção de uma sequência didática, o que contribuiu para a efetiva aprendizagem dos alunos sobre a biodiversidade da Caatinga, ampliando o conhecimento sobre as espécies de plantas e animais da Caatinga."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12695_TB5051_27102024212132.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANA FERREIRA BERTOLDO"
    "autor_nome_curto" => "Silvana Ferreir"
    "autor_email" => "silvana.bertoldo@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112427
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5051
    "inscrito_id" => 12695
    "titulo" => "ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE CAATINGA"
    "resumo" => "Em uma educação contemporânea, o ensino de Biologia precisa desempenhar relevante papel social, na construção do conhecimento com foco na alfabetização científica, incentivando os alunos a conhecerem sobre a diversidade existente na região semiárida, e refletirem criticamente sobre a necessidade e a importância da preservação da biodiversidade no Bioma Caatinga. Nessa perspectiva, o trabalho objetivou analisar os conhecimentos dos estudantes de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública, a respeito da biodiversidade da fauna e flora do Bioma Caatinga. O presente estudo foi realizado com o desenvolvimento de uma sequência didática durante o período de regência, no Programa Residência Pedagógica (PRP), no município de Limoeiro do Norte - CE, tendo como público-alvo 41 alunos da 1ª série matriculados na Disciplina Eletiva Biodiversidade da Caatinga, contemplando o Novo Ensino Médio (NEM). A tipologia da pesquisa caracterizou-se quanto à natureza como básica, e em relação aos objetivos como exploratória, com abordagem qualitativa, na perspectiva de compreender a evolução do conhecimento dos alunos mediante as etapas planejadas da sequência didática, que ocorreu em um período de duas semanas, com carga horária total de 4 horas/aulas. Foi possível perceber que a associabilidade da aula teórica, em sala de aula, com a prática, em campo, como estratégia pedagógica propiciou uma maior participação dos alunos, o que facilitou a evolução da aprendizagem. Os resultados da sequência didática foram significativos, pois os alunos conseguiram observar, considerando cada uma de suas realidades, a temática explorada em sala de aula. Portanto, evidenciou-se que os objetivos planejados foram alcançados por meio da adoção de uma sequência didática, o que contribuiu para a efetiva aprendizagem dos alunos sobre a biodiversidade da Caatinga, ampliando o conhecimento sobre as espécies de plantas e animais da Caatinga."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12695_TB5051_27102024212132.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANA FERREIRA BERTOLDO"
    "autor_nome_curto" => "Silvana Ferreir"
    "autor_email" => "silvana.bertoldo@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Em uma educação contemporânea, o ensino de Biologia precisa desempenhar relevante papel social, na construção do conhecimento com foco na alfabetização científica, incentivando os alunos a conhecerem sobre a diversidade existente na região semiárida, e refletirem criticamente sobre a necessidade e a importância da preservação da biodiversidade no Bioma Caatinga. Nessa perspectiva, o trabalho objetivou analisar os conhecimentos dos estudantes de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública, a respeito da biodiversidade da fauna e flora do Bioma Caatinga. O presente estudo foi realizado com o desenvolvimento de uma sequência didática durante o período de regência, no Programa Residência Pedagógica (PRP), no município de Limoeiro do Norte - CE, tendo como público-alvo 41 alunos da 1ª série matriculados na Disciplina Eletiva Biodiversidade da Caatinga, contemplando o Novo Ensino Médio (NEM). A tipologia da pesquisa caracterizou-se quanto à natureza como básica, e em relação aos objetivos como exploratória, com abordagem qualitativa, na perspectiva de compreender a evolução do conhecimento dos alunos mediante as etapas planejadas da sequência didática, que ocorreu em um período de duas semanas, com carga horária total de 4 horas/aulas. Foi possível perceber que a associabilidade da aula teórica, em sala de aula, com a prática, em campo, como estratégia pedagógica propiciou uma maior participação dos alunos, o que facilitou a evolução da aprendizagem. Os resultados da sequência didática foram significativos, pois os alunos conseguiram observar, considerando cada uma de suas realidades, a temática explorada em sala de aula. Portanto, evidenciou-se que os objetivos planejados foram alcançados por meio da adoção de uma sequência didática, o que contribuiu para a efetiva aprendizagem dos alunos sobre a biodiversidade da Caatinga, ampliando o conhecimento sobre as espécies de plantas e animais da Caatinga.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.