Com o avanço tecnológico, a educação enfrenta novos cenários que exigem adaptações para proporcionar uma experiência de aprendizado eficaz e inclusiva. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar os desafios enfrentados e as oportunidades proporcionadas pela educação digital no século XXI, visando entender como a tecnologia pode ser melhor utilizada para promover uma aprendizagem mais significativa e equitativa. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica para identificar os principais desafios e oportunidades da educação digital. Serão analisadas pesquisas e estudos de caso relevantes para compreender as tendências atuais e as melhores práticas na integração da tecnologia na educação. Os resultados deste estudo destacam os desafios enfrentados pela educação digital, incluindo a divisão digital, as inequidades no acesso à tecnologia e o desenvolvimento profissional dos educadores. No entanto, também são identificadas várias oportunidades promissoras, como personalização do aprendizado, engajamento dos alunos e colaboração global. Em suma, enquanto enfrentamos desafios significativos na integração da tecnologia na educação, também estamos diante de oportunidades sem precedentes para transformar o aprendizado e promover uma educação mais inclusiva, dinâmica e centrada no aluno. Ao abordar esses desafios de forma proativa e aproveitar plenamente as oportunidades oferecidas pela tecnologia, podemos construir um futuro educacional mais promissor e igualitário para as gerações futuras.