Aprimorar as estratégias metodológicas para o ensino de português apresenta desafios significativos para os educadores, especialmente quando relacionados as atividades de leitura.Com a expansão de políticas e programas educacionais como o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), o olhar a respeito da utilização desta importante ferramenta do processo de ensino-Aprendizagem é necessário. O propósito desse trabalho é refletir de forma crítica o uso desse recurso pedagógico com um direcionamento voltado para leitura e à formação de professores. A fundamentação deste trabalho toma por base as discussões e preposições de Irandé Antunes (2003), Geraldi (2003), Paulo Freire (1921) e a Base Nacional Comum Curricular (2018).A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa é de caráter quantitativo e qualitativo. Nesse sentido, a coleta de análise de dados provenientes de entrevistas, com o intuito de analisar e compreender como os professores lidam sobre a perspectiva abordada acerca do ato de ler e do livro didático. Também, compreende um estudo teórico para repensar em situações didáticas as quais podem ser aplicadas em sala de aula. livro didático e a falta de sua devida formação pode ocasionar práticas de Letramentos não eficazes e significativas. A mecanicidade de leitura com intuito de preencher exercícios sobre a compreensão leitora é um fator problemático. Ademais, Geraldi (2012), pontua os textos afastados da realidade dos estudantes, os quais são levados como obrigatoriedade no contexto escolar. Portanto, todos os teóricos envolvidos na pesquisa apresenta esse lado crítico e autêntico que os textos devem contemplar parara satisfazer o leitor. Além disso, o trabalho discursivo, que é orientado pela BNCC.