A escrita erótica de autoria feminina tem sido um espaço profícuo de discussões e debates. Nesse sentido, pretendemos propor a leitura da poesia erótica de Regine Limaverde e Hilda Hilst em sala de aula, com ênfase na formação do leitor. Nosso estudo é de cunho bibliográfico, investigativo e propositivo. Dividimos o processo metodológico em quatro momentos, a saber: no primeiro, realizaremos a leitura completa da obra das autoras; em seguida, leitura dos teóricos que dialogam sobre a temática em discussão. Depois, faremos uma análise crítica e interpretativa dos poemas selecionados das autoras, tendo como escopo principal o erotismo e, por último, propor metodologias de ensino da poesia erótica de Limaverde e Hilst em sala de aula. O arcabouço teórico está pautado nos estudos de Bacherlard (2001, 1988), Bataille (2004, 1987), Bosi (2004, 1988), Candido (2004, 1989), Del Priore (2011), Hélder Pinheiro (2014, 2007), Pereira Filho (2021), entre outros. A poesia das poetas apresenta uma (des)construção, quebra de paradigmas e tabus na sociedade, ao falar de sexo, volúpia, desejos. Por esse viés, possibilita aos discentes novas leituras e reflexões sobre a psique, sobre o corpo e, sobretudo, sobre a própria existência no mundo.