O LIVRO A CABEÇA DO SANTO E A POSSIBILIDADE DO USO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110000 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1589 "inscrito_id" => 7667 "titulo" => "O LIVRO A CABEÇA DO SANTO E A POSSIBILIDADE DO USO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA." "resumo" => "Ao analisarmos a obra "A Cabeça do Santo" de Socorro Acioli, podemos perceber uma oportunidade valiosa de enriquecer o ensino de Geografia, especialmente no contexto do ensino básico. Este resumo destaca o estuo das temáticas geográficas presentes nesta obra e sua aplicação pedagógica. A narrativa de "A Cabeça do Santo" oferece uma janela para explorar questões geográficas relevantes para os estudantes. A geografia desempenha um papel crucial na formação crítica dos alunos e em sua integração na sociedade. Ao agregar elementos geográficos da região nordestina, como o Sertão Central do Ceará, a obra possibilita uma compreensão mais profunda da realidade vivenciada nos sertões. Questões como turismo religioso, migração, cultura sociopolítica e características geográficas da região são habilmente entrelaçadas na trama, oferecendo oportunidades de exploração em contexto educativo. Destaca-se a interdisciplinaridade entre Geografia e Literatura Sertaneja proporcionada por "A Cabeça do Santo". Esta abordagem permite não apenas uma compreensão mais rica da geografia regional, mas também uma apreciação mais profunda da cultura e das tradições locais. Os estudantes podem ser incentivados a explorar as relações entre os aspectos físicos e humanos do ambiente, identificando como esses elementos influenciam as narrativas e as experiências dos personagens. A leitura atenta e crítica da obra é fundamental para formar alunos capazes de decodificar, analisar e interpretar fenômenos geográficos. Ao estimular a reflexão sobre as conexões entre o texto literário e o contexto geográfico, os educadores podem promover uma compreensão mais ampla da realidade e cultivar a empatia com outras culturas. Portanto, conclui-se que a utilização de obras literárias, como "A Cabeça do Santo", pode enriquecer significativamente o ensino de Geografia. Ao proporcionar uma abordagem mais contextualizada e interdisciplinar, a obra contribui para a formação de alunos mais críticos, reflexivos e culturalmente conscientes. Incorporar essa obra ao currículo de Geografia no ensino básico pode ampliar as perspectivas dos estudantes e enriquecer sua compreensão do mundo ao seu redor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7667_TB1589_26102024184338.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO MESQUITA CASTRO" "autor_nome_curto" => "RONALDO CASTRO" "autor_email" => "ronaldo.mesquita.castro60@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110000 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1589 "inscrito_id" => 7667 "titulo" => "O LIVRO A CABEÇA DO SANTO E A POSSIBILIDADE DO USO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA." "resumo" => "Ao analisarmos a obra "A Cabeça do Santo" de Socorro Acioli, podemos perceber uma oportunidade valiosa de enriquecer o ensino de Geografia, especialmente no contexto do ensino básico. Este resumo destaca o estuo das temáticas geográficas presentes nesta obra e sua aplicação pedagógica. A narrativa de "A Cabeça do Santo" oferece uma janela para explorar questões geográficas relevantes para os estudantes. A geografia desempenha um papel crucial na formação crítica dos alunos e em sua integração na sociedade. Ao agregar elementos geográficos da região nordestina, como o Sertão Central do Ceará, a obra possibilita uma compreensão mais profunda da realidade vivenciada nos sertões. Questões como turismo religioso, migração, cultura sociopolítica e características geográficas da região são habilmente entrelaçadas na trama, oferecendo oportunidades de exploração em contexto educativo. Destaca-se a interdisciplinaridade entre Geografia e Literatura Sertaneja proporcionada por "A Cabeça do Santo". Esta abordagem permite não apenas uma compreensão mais rica da geografia regional, mas também uma apreciação mais profunda da cultura e das tradições locais. Os estudantes podem ser incentivados a explorar as relações entre os aspectos físicos e humanos do ambiente, identificando como esses elementos influenciam as narrativas e as experiências dos personagens. A leitura atenta e crítica da obra é fundamental para formar alunos capazes de decodificar, analisar e interpretar fenômenos geográficos. Ao estimular a reflexão sobre as conexões entre o texto literário e o contexto geográfico, os educadores podem promover uma compreensão mais ampla da realidade e cultivar a empatia com outras culturas. Portanto, conclui-se que a utilização de obras literárias, como "A Cabeça do Santo", pode enriquecer significativamente o ensino de Geografia. Ao proporcionar uma abordagem mais contextualizada e interdisciplinar, a obra contribui para a formação de alunos mais críticos, reflexivos e culturalmente conscientes. Incorporar essa obra ao currículo de Geografia no ensino básico pode ampliar as perspectivas dos estudantes e enriquecer sua compreensão do mundo ao seu redor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7667_TB1589_26102024184338.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO MESQUITA CASTRO" "autor_nome_curto" => "RONALDO CASTRO" "autor_email" => "ronaldo.mesquita.castro60@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }